Código Oficial: | 6025 |
Sigla: | MCI |
Descrição: | Os diplomados do MCI têm competências de gestão de informação onde quer que a Informação desempenhe um papel central, seja a especificar processos, a organizar arquivos, a dinamizar bibliotecas ou a gerir sistemas de informação. A U.PORTO é a única universidade portuguesa a oferecer licenciatura + mestrado em Ciência da Informação, articulados entre si. A LCI prepara para o exercício de funções profissionais de nível 3 e o MCI de nível 4 (ver Euro-Referencial I-D). O Mestrado em Ciência da Informação resulta da adequação ao processo de Bolonha do Mestrado em Gestão de Informação que a FEUP ofereceu durante 10 anos, desde 1997/1998. |
Enquadramento:
Após uma época em que as diferentes empresas/instituições muito investiram na recolha de dados no âmbito da informatização das suas operações (por ex.: sensores, sistemas GPS), e em que muitas e variadas novas fontes de dados surgiram (por ex.: redes sociais), existe agora a necessidade de pôr esses dados ao serviço dessas empresas/instituições. O objetivo é ser capaz de extrair conhecimento desses dados de modo a melhorar a eficiência e ganhar vantagem competitiva. É desta necessidade que surge a Unidade Curricular de Análise de Dados (AD).
Objetivos:
O estudante deve ser capaz de: (1) Utilizar adequadamente estatística descritiva para descrição de dados; (2) Utilizar ferramentas OLAP para análise de dados; (3) Saber descrever as diferentes fases do processo de descoberta de conhecimento CRISP; (4) Saber utilizar e analisar os resultados de alguns dos principais métodos interpretáveis de classificação e de regressão; (5) Saber utilizar e interpretar métodos de análise de aglomerados; (6) Saber utilizar e interpretar métodos de regras de associação; (7) Saber analisar dados espaço-temporais; (8) Saber utilizar software específico para visualização de grafos; (9) Saber avaliar métodos de análise e visualização de dados.
Dotar os alunos com competências para planear sistemas para gestão do conhecimento e colaboração numa organização segundo uma perspectiva estratégica.
Objetivos da unidade curricular:
O objetivo desta unidade curricular é o de dotar os mestrandos de competências que lhes permitam explorar e analisar os recursos de informação científica, designadamente as de compreender o seu universo e de caracterizar as formas de produção, organização e uso deste tipo de informação, bem como desenvolver um pensamento crítico em torno dos fenómenos da comunicação científica.
1. Identificar os conceitos básicos da Psicologia Cognitiva;
2. Analisar diversas aplicações destes conhecimentos;
3. Relacionar e aplicar estes saberes na resolução de problemas da área profissional dos estudantes.
A unidade curricular "Representação do Conhecimento" tem como base a Lógica de 1ª Ordem e usa-a para construir modelos do mundo que possam ser incluídos em sistemas computacionais. A representação do conhecimento e a inferência baseada nele supõem a identificação de ontologias para os domínios escolhidos.
As linguagens de ontologias, como parte da pilha de tecnologias da web semântica, são ferramentas poderosas para tarefas que envolvem analisar conhecimento no mundo e mapeá-lo para representações que possam ser processadas automaticamente.
Pretende-se que nesta unidade os estudantes se familiarizem com a teoria e a prática da representação de conhecimento, ligando-as à sua experiência anterior com a modelação de domínios, a descrição de informação e as bases de dados.
Esta Unidade Curricular tem por âmbito o reconhecimento das vulnerabilidades da Informação Digital na sociedade actual relativamente a uma utilização abusiva e destrutiva e o conhecimento básico dos meios (especialmente informáticos) disponíveis para as atenuar.
The objective of this unit is to explore the concept of Information Society in terms of the relationship between the transformation of society and people’s changing interactions with information. A critical analysis of this relationship will be developed through five distinct lenses: spatial, technological, cultural, political and economic.
Esta UC procura:
- Aprofundar conhecimentos no que respeita à análise de conteúdo, com vista à representação de conceitos (indexação) e à elaboração de resumos (condensação)
- Dotar os estudantes de competências no manejo e construção de linguagens de indexação: categoriais (classificações enumerativas e facetadas) e combinatórias ou vocabulares (tesauros)
A unidade curricular de "Arquivos e Bibliotecas Digitais" tem como objectivo principal conduzir os estudantes numa análise dos princípios, teoria e tecnologia dos repositórios digitais, apoiados em ferramentas que lhes permitam construir na prática sistemas desta natureza.
1. Dominar conceitos fundamentais das Ciências da Comunicação (redundância/entropia, ícone/símbolo, denotação/conotação, …) e as suas aplicações em situações práticas e atividades profissionais da Comunicação;
2. Dominar o Mix de Comunicação (branding, publicity, advertising) e o “ciclo de vida” do Plano de Comunicação, aplicando em situações e trabalhos práticos conceitos e ferramentas;
3. Reconhecer o papel social, económico e cultural das marcas e o seu lugar no contexto da comunicação de marketing, dominando conceitos e técnicas básicas da sua criação, extensão, gestão e aplicação;
4. Dominar princípios estratégicos da Comunicação Institucional e de Marketing nas Redes Sociais.
5. Conhecer e aplicar um conjunto básico de saberes e técnicas específicas de comunicação da informação, na óptica de um “Gestor de Informação”, designadamente nos domínios da “estratégia da mensagem”, do briefing, da edição de conteúdos textuais e da organização do discurso.
6. Questionar lugares comuns e ideias feitas em torno da comunicação, da linguagem e dos media.
A UC tem como objectivo proporcionar o estudo de forma integrada dos temas, dos conceitos e das noções jurídicas fundamentais no âmbito do Direito da Informação.
Além da abordagem sistemática da legislação aplicável às diferentes formas e conteúdos da informação serão tratados os novos temas resultantes da interação entre informação, direito e tecnologia, em especial em ambiente digital.
Visa-se dotar os estudantes dos instrumentos essenciais de compreensão do Direito da Informação com base em exemplos que possam ser úteis na sua atividade futura, como um dos fatores a ter em consideração nos projectos de desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação.
Dotar os estudantes de uma visão alargada sobre a gestão de informação no contexto das redes sociais online. Dotar os estudantes de competências que permitam analisar, desenhar e interagir com serviços e recursos de informação assentes ou associados a redes sociais.
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes com conhecimentos e competências básicas sobre os princípios e instrumentos metodológicos e técnicos disponíveis para a realização de atividades de investigação em qualquer contexto. Pretende, em particular, apoiar os estudantes nos aspetos de planeamento e metodológicos da unidade curricular Dissertação.
Sensibilizar os estudantes para a relevância das questões da preservação digital no contexto de uma análise de segurança da informação.
Durante as aulas pretende-se criar nos estudantes sensibilidade para os problemas da preservação digital e fornecer-lhes experiências de análise de casos, experimentação de ferramentas e desenvolvimento de soluções que lhes forneçam competências para a participação em equipas de desenvolvimento de sistemas de informação com uma forte componente de preservação.Dotar os estudantes da capacidade de especificar um armazém de dados e de interpretar os resultados obtidos dos modelos de visualização e de análise que lhes estão associados, incluindo a montagem de sistemas BSC.