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Programa de formação da Biblioteca para o segundo semestre já está disponível

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Dados Gerais

Código Oficial: 9508
Sigla: MIEA
Descrição:

Sob o ponto de vista profissional os Mestres em Engenharia do Ambiente devem possuir a capacidade para projetar e implementar tecnologias preventivas, de intervenção, de abatimento e de reabilitação por forma a minorar ou a eliminar os efeitos nefastos da poluição e a diminuir a intensidade de utilização dos recursos naturais, minimizando os impactos negativos da atividade humana no Ambiente.

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia do Ambiente (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - perfil de Engenharia do Ambiente (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Álgebra

EMM0003 - ECTS

Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia.

Esta unidade curricular tem o objectivo de introduzir os conceitos fundamentais sobre Álgebra Linear, Álgebra Vectorial e Geometria Analítica, que são essenciais para a formação matemática de um estudante de Engenharia.

O estudante deverá ter conhecimentos básicos sobre trigonometria, funções reais a uma variável real, geometria analítica plana, sistemas de equações lineares e lógica.

Componente científica: 100%

Análise Matemática I

EMG0002 - ECTS

A disciplina ocupa-se da compreensão e exercício de uma linguagem extremamente operacional compacta e sintética necessária ao desenvolvimento (matemático) de conceitos e temas fundamentais ao longo do curso. Funciona também como uma das pontes entre o ensino secundário e o superior.
Os temas leccionados nesta disciplina são encarados como uma ferramenta/linguagem de organização do pensamento e, consequentemente, de apoio básico na formulação quantitativa de problemas, exercício típico da engenharia.
Os objectivos da disciplina são:
Conhecimento (Knowledge):
- Relembrar os conceitos de número, função, sucessão, limite e derivada;
- Aprender o conceito de integral;
- Operar com funções multivariável;
Compreensão (Comprehension):
- Ligar coerentemente os conceitos matemáticos de derivada, diferencial e integral;
- Identificar situações da sua aplicação;
- Formular matematicamente problemas concretos simples, sendo capaz de operar sobre a sua representação simbólica;
Aplicação (Application):
- Usar os conhecimentos adquiridos em problemas simples da física e da engenharia em geral;
- Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução desses problemas.

Física I

EA0019 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO: Os engenheiros usam os conhecimentos científicos para construir máquinas, estruturas e sistemas que nos são úteis. Para isso, e para poderem criar aplicações tecnológicas e apresentar soluções inovadoras em engenharia, necessitam de conhecer e dominar as leis básicas que regem o comportamento da natureza. Nesta unidade curricular introduzem-se conceitos, as leis e fenómenos básicos da Mecânica Newtoniana e de Ondas.

OBJECTIVOS: São objectivos desta unidade curricular

- Transmitir conhecimentos das leis e fenómenos básicos da Mecânica Clássica de de Ondas.

- Mostrar como as leis que regem os fenómenos dessas áreas se usam para calcular grandezas físicas relevantes.

- Mostrar como os conceitos referidos explicam fenómenos observados no dia-a-dia, e como se aplicam a problemas da engenharia.

- Mostrar como se medem experimentalmente grandezas físicas e que se verificam as relações entre as grandezas medidas.  Ilustrar fenómenos físicos relevantes em experiências de laboratório e em simulações computacionais.

- Incutir respeito pelas leis da natureza, e mostrar que um engenheiro, baseado nessas leis deve ser capaz de prever as consequências da sua actuação. - Desenvolver a curiosidade e o espírito crítico. - Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

Introdução à Engenharia do Ambiente

EA0009 - ECTS

Ao engenheiro do ambiente são solicitadas competências múltiplas associadas a uma boa gestão de recursos naturais e na identificação e implementação de tecnologias de mitigação da poluição para o solo, ar e água. O reconhecimento destas competências e a distinção das especificidades associadas às tecnologias de mitigação da poluição são essenciais durante a vida profissional do engenheiro do ambiente. Esta u.c. está dividida em três módulos: Sessões Temáticas, Balanço de materais e Desenho Técnico.

Sessões Temáticas: Fornecer aos estudantes conceitos básicos sobre gestão ambiental, despertar-lhes a motivação e o sentido crítico, esclarecê-los sobre aspectos da actividade profissional futura. Desenvolver capacidades inter-pessoais: trabalho em grupo e comunicação.

Balanço de Materiais: Compreender processos químicos, diagramas processuais, unidades processuais. Formular e resolver problemas de balanço de materiais.

Desenho Técnico: Introdução do conceito de normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de bons conhecimentos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais.  Dsenvolvimento das capacidades de visualização espacial, através da leitura de desenhos em representação ortográfica. Desenvolvimento das capacidades de comunicação técnica, através da execução de desenhos em representação isométrica.

Projeto FEUP

FEUP002 - ECTS
  • Receber e integrar no ambiente FEUP os alunos recém chegados
  • Dar a conhecer os principais serviços disponíveis no campus
  • Dar formação inicial nas áreas conhecidas como “Soft Skills” (trabalho em equipa, comunicação, etc.) e alertar para a sua importância ao longo da carreira em engenharia
  • Discutir cientificamente um Tema / resolver um Projeto de dificuldade limitada nas áreas de engenharia.

Química Ambiental I

EA0007 - ECTS

1. Background Os engenheiros de ambiente desenvolvem vias de resolução de problemas ambientais utilizando os princípios da química. Estes princípios estão presentes em importantes questões ambientais tais como poluição do ar e da água, remoção de resíduos, reciclagem, redução do ozono estratosférico, aquecimento global, entre outros. Muitas destas questões envolvem o conhecimento/compreensão das reações químicas subjacentes aos diferentes processos. 2. Objetivos específicos Neste curso básico, pretende-se (i) transmitir conhecimentos nucleares de química, constantes do programa da unidade curricular, que apoiarão a formação dos estudantes na área da química ambiental e (ii) fornecer uma visão global da química fundamental num enquadramento de interface com o ambiente e a engenharia ambiental. 

Análise Matemática II

EMG0007 - ECTS

Os temas leccionados nesta disciplina são encarados como uma ferramenta/linguagem da Engenharia. Nesse sentido tenta-se que o estudante fique habilitado a compreender e a utilizar correctamente os conceitos e os procedimentos matemáticos básicos nomeadamente de cálculo diferencial e integral de funções reais e vectoriais a uma ou várias variáveis. Esta disciplina, conjuntamente com a Análise Matemática I, ocupa-se da compreensão e exercício de uma linguagem extremamente operacional compacta e sintética necessária ao desenvolvimento (matemático) de conceitos e temas fundamentais noutras disciplinas ao longo do restante percurso académico. Nesse sentido o seu objectivo fundamental é o de dotar os estudantes com uma base de conhecimentos que lhes facilite a compreensão da fundamentação matemática de matérias mais específicas do curso.
Especificamente, será estimulado o desenvolvimento de capacidades pessoais de resolução de problemas de forma autónoma e crítica com e sem recurso a manipuladores algébricos bem como o desenvolvimento da capacidade de pôr em equação um determinado problema. Também se procura desenvolver as capacidades de análise e discussão em ambiente de aula de questões relacionadas com a matéria leccionada.

Laboratórios de Ciências do Ambiente I

EA0061 - ECTS

 

• Familiarização com procedimentos de segurança laboratorial.

• Aquisição dos conhecimentos elementares de medição de variáveis físicas e químicas fundamentais.

Laboratórios de Informática

EA0010 - ECTS

Objetivos específicos: Sendo uma unidade curricular de formação base são fornecidos aos estudantes os conceitos básicos necessários à formulação e desenvolvimento de vários tipos de projetos informáticos. São três as principais áreas abordadas nesta unidade: Excel e o Visual BASIC, MATLAB e CAD. No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham autonomia para abordar situações de média complexidade e adquiram habilidade para resolver problemas simples informáticos com implementações legíveis e eficientes. O estudante deve conseguir analisar e utilizar linguagens de programação e ser capaz de recorrer corretamente a programas comerciais, modificar e construir programas simples no âmbito da engenharia.

Microbiologia Ambiental

EA0013 - ECTS

1- Fundamento: Os engenheiros do ambiente têm vindo a utilizar microrganismos para descontaminar locais poluídos. Adicionalmente, os engenheiros do ambiente implementam metodologias que evitam a contaminação com organismos nocivos. 2-Objectivos específicos: Aquisição de conhecimentos fundamentais de (Micro)biologia e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas ambientais; 3- Conhecimentos prévios: Conhecimentos fundamentais de biologia e de química. 4- Distribuição de componentes: Componente científica: 70% Componente tecnológica: 30% 5- Resultados de Aprendizagem 1. Aplicação de conhecimentos de (Micro)biologia na formulação, resolução e discussão de problemas ambientais; 2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa), experimentação e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais); 3. Capacidades inter-pessoais: trabalho de grupo e comunicação (oral, escrita);

Química Ambiental II

EA0012 - ECTS

Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos de química. Desenvolver capacidades de pensamento e resolução de problemas, o gosto pela descoberta do conhecimento, aptidões e atitudes pessoais, interpessoais e profissionais.

Física II

EA0023 - ECTS

1- Adquirir os conhecimentos fundamentais da física na área do eletromagnetismo, incluindo circuitos elétricos,  radiação e ótica e aplicar estes conhecimentos à explicação de fenómenos físicos, de aplicações tecnológicas e à análise e resolução de problemas neste domínio da Física (CDIO 1.1.2). 2- Demonstrar perseverança no estudo e análise autónomos das matérias, de espírito crítico, da consciência individual do conhecimento sobre a Física e da curiosidade para a Física, e para a ciência e geral, em particular para a relação da Física com a Engenharia (CDIO 2.4.2, 2.4.4, 2.4.5 e 2.4.6). 3- Desenvolver as capacidades de trabalho em grupo (CDIO 3.1.2) e de comunicação escrita de resultados (CDIO 3.2.3). (CDIO Syllabus in Topical Form v4.2.3)

Laboratórios de Ciências do Ambiente II

EA0062 - ECTS

Aquisição de conhecimentos sobre metodologias de monitorização da qualidade ambiental no domínio da água, ar, ruído, solo e resíduos

Mecânica de Fluidos I

EA0022 - ECTS Analisar, compreender e caraterizar, com base nas leis fundamentais da mecânica e metodologias específicas, o comportamento dos fluidos, em repouso e em movimento, com vista à resolução de problemas de mecânica dos fluidos em engenharia.

Métodos Numéricos

EA0017 - ECTS

A disciplina pretende em primeiro lugar fornecer aos estudantes competências sólidas no cálculo numérico. Será organizada por tópicos, cobrindo os problemas de representação numérica, a resolução de equações e sistemas de equações algébricas e diferenciais, a integração definida, a optimização não linear e o ajuste de curvas.

 

O estudante deverá:

 

 

    • desenvolver a capacidade de identificar os problemas numéricos, propondo diferentes metodologias de resolução, escolhendo e implementando adequadamente um método de resolução. A escolha decorrerá de um processo de experimentação;

 

    • compreender o enquadramento dos métodos numéricos no contexto da engenharia, pelo que os problemas propostos serão, sempre que possível, situações concretas da engenharia, de forma a que o método numérico seja entendido no seu contexto de aplicação;

 

    • desenvolver a capacidade crítica, pelo que os resultados obtidos serão sempre objecto de crítica, quer em termos do método, quer em termos da implementação, quer em termos do próprio problema.

 

 

Como o enfoque da disciplina não é a algoritmia dos métodos mas a compreensão da sua aplicabilidade e da sua implementação, as ferramentas informáticas mais usadas nas aulas serão as que fornecem uma maior clareza no processo de cálculo, rapidez de desenvolvimento e flexibilidade,essencialmente 'super máquinas de calcular', como são as folhas de cálculo, os manipuladores algébricos ou matriciais.

 

Dominado o processo numérico, é pedido ao aluno que faça a sua implementação usando ferramentas mais eficientes, mas menos flexíveis e de maior exigência em termos de preparação, como são as linguagens de programação.

 

Termodinâmica

EQ0072 - ECTS

Os estudantes devem adquirir conhecimentos que lhes permitam a determinação de propriedades volumétricas e termodinâmicas de componentes puros, essencial em projeto de engenharia, e o cálculo do calor e trabalho envolvido em diferentes processos, incluindo os de refrigeração, liquefação, turbinas e compressores, assim como competências para avaliar as quantidades de energia envolvidas em diferentes etapas de processos industriais.

Caracterização de Efluentes e Resíduos

EA0016 - ECTS

1. Conhecimentos técnicos 1.1 Conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física e microbiologia) aplicados à caracterização de efluentes líquidos e resíduos. 1.2 Conhecimentos nucleares de Engenharia: metodologias de caracterização de águas residuais, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e lamas. 1.3 Legislação fundamental 2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais 2.1 Pensamento e resolução de problemas de Engenharia: classificação e caracterização de resíduos, normas de descarga de efluentes líquidos 3. Aquisição de aptidões inter-pessoais 3.1 Trabalho em grupo: Formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa. 4. Aquisição de ferramentas de apoio à concepção, projecto, implementação e operação de sistemas

Cartografia, Topografia e SIG

EMG0016 - ECTS

Familiarizar os Estudantes com os diversos recursos existentes e disponíveis para o geo-referenciamento das atividades e trabalhos de engenharia, nomeadamente a Cartografia, Topografia e os Sistemas de Informação Geográfica.

Assume-se a condução da UC de CTSIG em dois módulos, a saber:

Módulo de Cartografia e Topografia (TC).

Módulo de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Laboratórios de Ciências do Ambiente III

EA0063 - ECTS

CONTEXTO Esta unidade curricular consiste em aulas laboratoriais estruturadas onde os conceitos teóricos se conciliam com a prática, permitindo a consolidação de conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares e a obtenção de competências de trabalho em ambiente laboratorial. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Proporcionar aos estudantes a consolidação de conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares e conhecimentos práticos sobre os seguintes temas relevantes para um engenheiro do ambiente: métodos instrumentais de análise, caracterização de parâmetros físico-químicos e microbiológicos de efluentes e operações unitárias simples de tratamento de efluentes. Pretende-se ainda desenvolver competências de trabalho em equipa e na realização de relatórios.

Mecânica de Fluidos II

EA0029 - ECTS

Aprendizagem e aplicação dos conceitos fundamentais de Mecânica dos Fluidos ao cálculo e dimensionamento de circuitos hidráulicos e de ar utilizados em Engenharia do Ambiente.

Métodos Estatísticos

EA0021 - ECTS

Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia.
Esta unidade curricular pretende garantir a aquisição de sólidos conhecimentos no cálculo de probabilidades e estatística, considerada uma ferramenta imprescindível nas mais diversas áreas e situações de incerteza, fundamentais no domínio da Engenharia. Pretende-se ainda desenvolver nos alunos a capacidade de comunicação rigorosa quando se referem a temas que têm por base conceitos de Probabilidades e Estatística. Esta unidade curricular pretende ainda desenvolver uma atitude crítica quando necessário proceder à análise de problemas estatísticos assim como a capacidade de aplicação dos conceitos adquiridos na resolução dos mesmos. Esta aquisição de conhecimentos fundamentais deverá munir os alunos de uma capacidade de aquisição futura de conceitos mais avançados que surjam no seu percurso de formação académica e/ou profissional.

O estudante deverá ter conhecimentos básicos de probabilidade, funções reais, derivadas e integração.

Componente científica: 100%

Ecologia e Conservação da Natureza

EA0068 - ECTS

1.Conhecimentos de caráter técnico

1.1 Conhecimentos essenciais de Ecologia, Conservação da Natureza e Ecotoxicologia com vista à sua aplicação em Engenharia do Ambiente.

1.2 Principal legislação Nacional e Comunitária associada à Conservação da Natureza e à Ecotoxicologia.

 

2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais

2.1 Desenvolvimento de estratégias de pesquisa bibliográfica e electrónica.

 

3. Aquisição de aptidões inter-pessoais

3.1 Trabalho em grupo e de comunicação (comunicação escrita e apresentação oral)

Geologia Ambiental

EA0008 - ECTS Compreender e adquirir conceitos fundamentais sobre o sistema Terra como um sistema dinâmico (geodinâmica interna e externa) e os seus componentes.
Compreender as causas e consequências de processos geológicos com implicações no ambiente.

Laboratórios de Engenharia do Ambiente I

EA0030 - ECTS

Aplicação dos conhecimentos de engenharia, nas áreas de escoamentos de fluidos e transferência de calor, por prática com experiências industriais à escala laboratorial.

Métodos de Decisão

EA0026 - ECTS

Métodos de Decisão serão apresentados no seu enquadramento na Investigação Operacional (IO) - como ciência aplicada para melhores decisões.

Objetivos principais: Motivação dos alunos para a relevância de Métodos de Decisão e de Métodos de Otimização na prática da engenharia, facilitação e prática de conhecimentos fundamentais nestas áreas.

Competências e Resultados de aprendizagem:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão e de otimização;
- construir modelos de problemas de decisão e de otimização;
- usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- recorrer a folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.

Transferência de Calor e Massa

EA0028 - ECTS

Pretende-se que o estudante desenvolva métodos de abordagem estruturada para a interpretação e quantificação de fenómenos de transferência de calor e de massa em sistemas químicos, físicos e biotecnológicos, no ambiente, na indústria e no corpo humano. São necessárias conhecimentos anteriores de Análise Matemática e de Termodinâmica básica.
É conferida particular importância ao desenvolvimento de pensamento crítico na análise das questões que lhes são colocadas ao longo do semestre, nomeadamente na identificação dos mecanismos que, em cada situação específica, determinam as velocidades de transferência de calor e de transferência de massa. O recurso a literatura em língua inglesa é incentivado, bem como o trabalho em grupo, sendo este uma das componentes da avaliação.

 

Energia e Ambiente

EA0034 - ECTS

Compreensão do impacto energético e ambiental dos principais sistemas de conversão de energia. A Combustão e suas aplicações (equipamentos de produção). Energias renováveis e não renováveis. Interacção energia-ambiente.

Ferramentas de Decisão Ambiental

EA0031 - ECTS

Background: o Engenheiro do Ambiente necessita de utilizar ferramentas de base científica para avaliar o impacte associado a produtos, serviços ou funções. Existem várias ferramentas analíticas ou procedimentos que ajudam a fundamentar as decisões de índole ambiental. Esta u.c. apresenta aos estudantes ferramentas correntemente usadas na avaliação de impacte ambientais associados ao uso de recursos naturais e emissão de poluentes. São também apresentadas ferramentas que avaliam custos associados à mitigação da poluição.

São apresentadas aos estudantes as características das ferramentas: objetivos, metodologias, pontos fracos e fortes, resultados obtidos e limitações de cada ferramenta. São realaçadas as vantagesn de utilizações combinadas de várias ferramentas.

Objetivos específicos:  conhecimento de ferramentas de decisão ambiental e aquisição de competências para utilizar as ferramentas para desenhar soluções para fazer face a problemas ambientais e na previsão e prevenção desses problemas. Os estudantes tomam conhecimentos e aplicam as ferramentas a atividades ou produtos correntes em trabalhos realizados ao longo do semestre.

Os outros objetivos incluem a análise de incerteza, a solução e recomendação, a formulação de hipóteses, a visão sistémica de produtos / serviços, priorização e trade-offs, avaliação e ponderação na decisão.

Desenvolvimento de competências pessoais e sociais através de trabalhos de grupo, elaboração de relatórios e apresentação de comunicações orais.

 

Laboratórios de Engenharia do Ambiente II

EA0035 - ECTS

Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos não só conhecimentos práticos sobre diversos temas relevantes para um engenheiro do ambiente, como também uma consolidação de conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares. O trabalho em equipa e a realização de relatórios são igualmente aptidões que se pretendem que os alunos desenvolvam.

Planeamento e Ordenamento do Território

EA0076 - ECTS

Os principais objetivos desta unidade curricular consistem em dotar os estudantes de competências teóricas e práticas no que se refere ao Planeamento Urbano e Regional, e de dotar de competências técnicas de análise e apoio à tomada de decisão na gestão urbana e regional. Com isto pretende-se facultar instrumentos de descrição e interpretação dos atuais problemas de ambiente urbano e enquadrar as principais estratégias, metodologias e instrumentos de intervenção visando a sua resolução.

 

Reatores Biológicos

EA0033 - ECTS

Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos avançados de engenharia relativamente à operação e concepção de reatores biológicos utilizados em processos de tratamento de água e efluentes. Desenvolver capacidades de pensamento crítico e resolução de problemas de engenharia relacionados com a operação e concepção de reactores biológicos.

Avaliação de Riscos e Emergência

MESHO0009 - ECTS

Os principais objetivos da Unidade Curricular são os seguintes:

  • Conhecer metodologias de análise de Acidentes Graves;
  • Definir um sistema integrado de gestão da segurança ocupacional e ambiental;
  • Compreender o papel dos diferentes elementos de um sistema e a contribuição relativa que têm para o risco global;
  • Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade de acidentes e perturbações ou disfuncionalidades;
  • Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade
  • Entender e aplicar técnicas e métodos de análise de gestão de riscos;
  • Estabelecer os princípios da organização da emergência;
  • Identificar e dimensionar sistemas de gestão para planear e organizar a resposta a situações de perigo grave e iminente.

 

 

Gestão e Controlo de Emissões Gasosas

EA0039 - ECTS

Objectivos Globais: adquirir e utilizar conhecimentos teóricos e práticos sobre contaminação atmosférica, gestão da qualidade do ar e gestão e controlo de emissões atmosféricas. Objectivos Específicos: adquirir conhecimentos técnicos avançados de engenharia relacionados com avaliação e gestão da qualidade do a e com gestão e controlo de emissões atmosféricas. Adquirir aptidões pessoais e profissionais para: i) identificar, formular e resolver problemas relacionados com o impacte da qualidade do ar na saúde humana e no ambiente; ii) identificar formular e resolver problemas de emissões de gases e partículas por processos industriais; iii) desenvolver a capacidade de iniciativa e o pensamento crítico; iv) tirar partido do conhecimento adquirido; v) estimular uma atitude responsável, perseverante e flexível; vi) criar a necessidade de actualizar o conhecimento. Adquirir aptidões inter-pessoais através do trabalho em equipa, o que envolve reconhecimento de liderança e divisão de tarefas para realização de trabalho comum. A nível de contexto externo e social: i) interiorizar o papel e responsabilidade do engenheiro nas questões ambientais, nomeadamente no que diz respeito à gestão da qualidade do ar e à engenharia de controlo de emissões; ii) adquirir capacidade para implementar sistemas na empresa e no contexto social, que permitam a protecção da saúde humana e do ambiente, num contexto de desenvolvimento sustentável.

Laboratórios de Engenharia do Ambiente III

EA0040 - ECTS

Consolidação de conhecimentos avançados de engenharia, nas áreas de separação de gases, tratamentos de efluentes e de resíduos.

Reabilitação de Solos e Aquíferos

MEMG0021 - ECTS

- Conhecimento: Relembrar conhecimentos relativos a equilíbrios multi-fásicos, química ambiental e eco-toxicologia; - Compreensão: Identificar, reconhecer e caracterizar situações de contaminação de solos e aquíferos; - Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes tecnologias; Seleccionar as tecnologias adaptadas a cada situação. - Análise: Elaborar uma Análises de Risco simples; Definir a investigação a desenvolver para realizar um Plano de Acção Correctiva; - Síntese: Estabelecer a metodologia da elaboração de um plano de acção correctiva; Dimensionar unidades de remediação de solos e/ou águas subterrâneas.

Tecnologias e Sistemas de Tratamento de Águas

EA0077 - ECTS

1. Conhecimentos técnicos Conhecimentos nucleares de ciências de Engenharia (transferência de massa, fenómenos de separação, reacção química, permuta iónica e adsorção) aplicados a processos de tratamento de águas. Conhecimentos avançados de Engenharia: tecnologias de tratamento de águas. 2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais Pensamento e resolução de problemas de Engenharia: desenvolvimento de capacidades de integração de conhecimentos 3. Aquisição de aptidões inter-pessoais Trabalho em grupo: Formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa. Comunicação escrita através da elaboração de relatórios técnicos 4. Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas Contexto externo e social: Enquadramento legal; integração de conhecimentos na resolução de problemas concretos. Concepção e engenharia de sistemas: Conceitos de integração de processos; reutilização da água. Projecto: Dimensionamento de sistemas de tratamento de águas.

Tecnologias e Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos I

EA0037 - ECTS

Gerais:

Aquisição de conhecimentos técnicos e científicos relacionados com práticas de gestão de resíduos e tecnologias que podem ser utilizadas para o tratamento e eliminação de resíduos.

Específicos:
1. Perceber a necessidade de gestão de resíduos num contexto de evolução da sociedade e das atividades industriais;
2. Perceber a necessidade da existência de imposições legais e saber interpretá-las;
3. Adquirir conhecimentos de engenharia aplicados à gestão de resíduos;
4. Adquirir ferramentas que possam ser utilizadas para decidir no que diz respeito à gestão de resíduos;
5. Perceber e interpretar a hierarquia da gestão de resíduos considerando os conceitos integrados atuais;
6. Adquirir conhecimentos técnicos relacionados com as tecnologias de gestão de resíduos urbanos;
7. Adquirir conhecimentos técnicos relacionados com  a necessidade do recurso a aterros controlados, riscos associados à sua utilização e questões legais e de engenharia.

Acústica Ambiental

EA0038 - ECTS

Introduzir o tema da Acústica Ambiental dando fortes bases teóricas para poderem apreender os fenómenos envolvidos e entender toda a legislação eixtente e futura sobre este tema.

Análise Quantitativa de Risco Ambiental

EA0075 - ECTS

Compreender os mecanismos de transporte e destino de contaminantes em ambientes multi-compartimentais; Aplicar os conceitos à elaboração de análises quantitativas de risco ambiental.

 

Avaliação de Riscos e Emergência

MESHO0009 - ECTS

Os principais objetivos da Unidade Curricular são os seguintes:

  • Conhecer metodologias de análise de Acidentes Graves;
  • Definir um sistema integrado de gestão da segurança ocupacional e ambiental;
  • Compreender o papel dos diferentes elementos de um sistema e a contribuição relativa que têm para o risco global;
  • Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade de acidentes e perturbações ou disfuncionalidades;
  • Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade
  • Entender e aplicar técnicas e métodos de análise de gestão de riscos;
  • Estabelecer os princípios da organização da emergência;
  • Identificar e dimensionar sistemas de gestão para planear e organizar a resposta a situações de perigo grave e iminente.

 

Ecologia Industrial e Gestão da Qualidade

EA0044 - ECTS

Instalações Industriais e Construções Civis

EA0049 - ECTS

Objectivos Numa etapa terminal da formação em Eng.ª do Ambiente, os objectivos da disciplina são : - No plano das competências desenvolver a capacidade de formular problemas, o entendimento de sistemas, o pensamento crítico, atitudes profissionais, a contextualização externa e o impacto da construção na sua profissão e o entendimento dos processos. - No plano dos conhecimentos e relativamente ao acto de construir, tanto nas etapas a montante da como durante a execução físicas das obras: - Tomar contacto com a actividade construção, perceber os vários enquadramentos das construções e instalações industriais na prática da Engenharia do Ambiente e a necessidade da gestão desses processos construtivos; - Familiarizar os alunos com as diferentes fases do processo do empreendimento construtivo - promoção, estudos e projectos, materiais, construção, utilização e manutenção; - Perceber que todo o processo do empreendimento construtivo se desenvolve sob um enquadramento legislativo/normativo; - Importância das várias tecnologias construtivas na execução de instalações industriais nomeadamente: estrutura, fundações, coberturas, paredes, pavimentos, portas, janelas e revestimentos - Importâncias das várias instalações e equipamentos e o seu enquadramento na indústria; - Importâncias da análise de risco e da fiscalização no processo construtivo; - Reflectir sobre a qualidade e sustentabilidade de todo o processo e sobre as acções de melhoria que devem ser empreendidas.

Laboratórios de Engenharia do Ambiente IV

EA0045 - ECTS

Adquirir com a necessária proficiência:
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas;
• conhecimentos de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio dos efluentes líquidos e gasosos e ser capaz de os utilizar na conceção de soluções para problemas e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas, incluindo potenciais efeitos perversos;
• capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta do conhecimento, pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais, capacidades e atitudes profissionais;
• capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação.
Conceber, projetar, implementar e operar sistemas na empresa e no contexto social.

Tecnologias e Sistemas de Tratamento de Águas II

EA0041 - ECTS

1. Conhecimentos técnicos 1.1 Conhecimentos nucleares de ciências de Engenharia (transferência de massa, fenómenos de separação, reacção química, permuta iónica e adsorção) aplicados a processos de tratamento de águas e águas residuais. 1.2 Conhecimentos avançados de Engenharia: tecnologias de tratamento de águas e águas residuais. 2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais 2.1 Pensamento e resolução de problemas de Engenharia: desenvolvimento de capacidades de integração de conhecimentos 3. Aquisição de aptidões inter-pessoais 3.1 Trabalho em grupo: Formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa. 3.2 Comunicação escrita através da elaboração de relatórios técnicos 4. Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas 4.1 Contexto externo e social: Enquadramento legal; integração de conhecimentos na resolução de problemas concretos. 4.2 Concepção e engenharia de sistemas: Conceitos de integração de processos; reutilização da água. 4.3 Projecto: Dimensionamento de sistemas de tratamento de águas e águas residuais.

Tecnologias e Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos II

EA0042 - ECTS

Gerais:
Conhecimentos avançados relativos a tecnologias específicas de tratamento de resíduos: deposição em aterro controlado e processamento térmico.
Conhecimentos gerais sobre tecnologias aplicadas ao tratamento de resíduos perigosos.

Específicos
1. Adquirir conhecimentos avançados em engenharia aplicada ao tratamento de resíduos: resíduos sólidos urbanos (RSU) e resíduos perigosos.
2. Compreender as componentes científicas relacionadas com as tecnologias em estudo.
3. Ser capaz de decidir entre diferentes soluções tecnológicas usadas no tratamento de RSUs e de resíduos perigosos.
4. Ser capaz de realizar pesquisa técnica e científica.
5. Melhorar as suas aptidões interpessoais através da elaboração de trabalhos de grupo.

Ambientes Costeiros

EA0064 - ECTS

Sensibilização para as características, problemas e intervenções específicos das zonas costeiras como sistemas de interface muito dinâmicos, abertos e fortemente polarizadores de ocupações, usos e transformações. Tipos de ambientes costeiros. Problemas ambientais. Iniciação a metodologias de ordenamento. Iniciação às tipologias de intervenção de defesa costeira. Alterações climáticas e alterações globais. Adaptação e mitigação.
Análise de casos de estudo.

Anteprojeto

EA0070 - ECTS

Competências e resultados de aprendizagem de acordo com o CDIO:
1. Aquisição de conhecimentos técnicos
1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: conhecimento de técnicas para projeto.
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais
2.1 Pensamento e resolução de problemas de engenharia: capacidade de resolução de problemas de projeto de instalações industriais.
2.3 Conhecimentos avançados de engenharia: capacidade de projetar várias peças de equipamento.
2.4 Aptidões pessoais e atitudes: segurança na obtenção de soluções credíveis.
2.5 Aptidões profissionais e atitudes: projeto, avaliação de custos.

3. Aquisição de aptidões inter-pessoais, trabalho em equipa e comunicações
3.1 Trabalho em grupo: formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.
3.2 Comunicações: capacidade de interação entre elementos do grupo e capacidade de apresentação e discussão de projetos.
3.3 Comunicações em línguas estrangeiras: inglês.

4. Conceção, projeto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social
4.1 Contexto externo e social: noções de impacte ambiental.
4.2 Contexto empresarial e comercial: conhecimentos relacionados com a avaliação de custos de projetos.
4.3 Conceção e engenharia de sistemas: heurísticas para projeto de equipamento.
4.4 Projeto: Projecto de instalações da área da engenharia do ambiente atendendo a diversas fontes de informação. Uso de aplicações informáticas no apoio aos cálculos de projeto.

Direito e Legislação Ambiental

EA0046 - ECTS Conhecimento geral do direito e legislação ambiental
Conhecimento teórico e prático dos principais diplomas e seu relacionamento com as matérias versadas nas disciplinas do curso.

Dissertação

EA0078 - ECTS

Integração de conhecimentos e competências para realização de um trabalho/projecto sobre um tema específico da área de conhecimento do curso, que culmina na apresentação e defesa de uma tese de investigação científica/desenvolvimento que poderá ser realizada em:

(i) Ambiente empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação directa com uma empresa (no país ou no estrangeiro);

(ii) Ambiente académico: realização de uma tese de investigação, seja ao abrigo de um programa de mobilidade (programa ERASMUS, MOBILE ou equivalente), seja em projecto de investigação interno num laboratório de I&D.

iii) Ambiente de cooperação empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação indirecta com uma empresa (no país);

Energias Renováveis

EQ0138 - ECTS

A unidade curricular de Energias Renováveis I tem como objetivo a preparação dos alunos para selecionar, adquirir, operar e desenvolver tecnologias e soluções na área das Energias Renováveis.
Os assuntos estudados nesta UC são: a) energia e radiação solares; b) coletores solares térmicos; c) concentradores solares de potência; d) termólise solar; e) eletroquímica e foto-eletroquímica; f) células de combustível; g) células fotovoltaicas; h) baterias e i) eletrólise.

Gestão de Recursos Hídricos e de Áreas Protegidas

EA0051 - ECTS Desenvolvimento de competências no domínio da hidrologia, bem como no domínio da gestão e planeamento dos recursos hídricos e proteção das massas de água e ecossistemas aquáticos.

Gestão de Sistemas Ambientais

EA0050 - ECTS

Gestão Empresarial

EA0047 - ECTS

Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 

- conhecer os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação; para permitir a análise financeira de projectos de investimento; 

- desenvolver projecções financeiras e analisar projectos de investimento simples, com rigor; 

- organizar e gerir projetos complexos, com o recurso a ferramentas informáticas;

- ter uma visão integrada da gestão das operações nas organizações, nomeadamente quanto a conceitos, técnicas e estratégias, bem como identificar e abordar problemas, usando métodos quantitativos para a sua resolução.

Planeamento e Qualidade do Ambiente

EA0067 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A prática do planeamento urbano, enquanto ramo da engenharia civil, necessita de uma sólida formação nos domínios da qualidade ambiental, quer na vertente urbanística, quer na vertente biogeofísica.

OBJETIVOS:
Formar, sensibilizar e capacitar para a observação, o planeamento e a gestão da qualificação dos espaços urbanos. Promover a compreensão da natureza dos principais fenómenos biogeofísicos em meio urbano numa perspetiva da preservação do equilíbrio ecológico das cidades e áreas metropolitanas. 

Seminários de Higiene Ocupacional

MESHO0004 - ECTS

Os objectivos são: Conhecimento - Conhecer e distinguir o conceito de Higiene do Trabalho; Compreensão - Identificar os principais agentes físicos e químicos presentes nos locais de trabalho e, de forma sumária, alguns agentes biológicos; Aplicação - Caracterizar medidas de proteção contra os agentes físicos, químicos e biológicos; Síntese - Definir métodos de análise e de controlo específicos.

Seminários de Segurança Ocupacional

MESHO0005 - ECTS

No final da componente letiva da UC, o estudante deve ser capaz de:

    • Conhecer e distinguir o conceito de Segurança do Trabalho;
    • Identificar os riscos mais frequentes de acidente de trabalho;
    • Identificar alguns riscos especiais;
    • Enunciar uma perspetiva económica da sinistralidade;
    • Apontar soluções para diferentes situações de risco.

 

Dissertação

EA0078 - ECTS

Integração de conhecimentos e competências para realização de um trabalho/projecto sobre um tema específico da área de conhecimento do curso, que culmina na apresentação e defesa de uma tese de investigação científica/desenvolvimento que poderá ser realizada em:

(i) Ambiente empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação directa com uma empresa (no país ou no estrangeiro);

(ii) Ambiente académico: realização de uma tese de investigação, seja ao abrigo de um programa de mobilidade (programa ERASMUS, MOBILE ou equivalente), seja em projecto de investigação interno num laboratório de I&D.

iii) Ambiente de cooperação empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação indirecta com uma empresa (no país);

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