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Entrada em 2º ciclos de estudo - 2013/2014


Aviso: Não existe definição de concursos abertos para este tipo de regime de ingresso.

Destinatários

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela Comissão Científica do ciclo de estudos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela respetiva Comissão Científica.

A Comissão Cientifica de cada Ciclo de Estudos poderá definir quais as condições de ingresso que pretende considerar, restringindo ou detalhando as condições gerais previstas (consultar informação de cada ciclo de estudos). 

 

 

Vagas

    1.ª fase 1.ª fase 2.ª fase 2.ª fase 3.ª fase 3.ª fase
Ciclos de Estudos

Vagas

1.º ano 2.º ano 1.º ano 2.º ano 1.º ano 2.º ano
Mestrado em Ciência da Informação 30 10 ----- 27 ----- ----- -----
Mestrado em Engenharia Biomédica 30 15 ----- 29 ----- ----- -----
Mestrado em Engenharia da Informação 30 15 ----- 18 ----- 27 -----
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 20 19 ----- 20 ----- ----- -----
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 50* 35* 30* ----- -----
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 30 15 ----- 18 ----- ----- -----
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 27 15 ----- 16 ----- ----- -----
Mestrado em Mecânica Computacional 30 15 ----- 28 ----- ----- -----
Mestrado em Multimédia 60 30 5 34 10 ----- -----
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 25 10 5 15 4 16 4

 

Número mínimo de estudantes para funcionamento de cada ciclo de estudos:

Ciclo de estudos N.º mínimo de estudantes para funcionamento
Mestrado em Ciência da Informação 15
Mestrado em Engenharia Biomédica 15
Mestrado em Engenharia da Informação 15
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente Menos de 15
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 20
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 15
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 15
Mestrado em Mecânica Computacional 15
Mestrado em Multimédia 20
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 15

 

Notas:

1 - Na 1.ª fase está apenas disponível uma parte das vagas. As restantes vagas e as que não forem ocupadas na 1.ª fase, estarão disponíveis para a 2.ª fase do concurso.
 
2 - * vagas para 1.º e 2.º ano.

Das 50 vagas (para 1.º e 2.º ano) previstas para o Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 20 destinam-se a candidatos detentores de CAP em SHT. Das 35 vagas (para 1.º e 2.º ano) para 1.ª fase, 20 destinam-se a candidatos detentores de CAP em SHT. Das 30 vagas (para 1.º e 2.º ano) para 2.ª fase, 7 destinam-se a candidatos detentores de CAP em SHT.

3 - Às vagas acima indicadas poderão acrescer vagas especialmente destinadas a candidatos ao abrigo de protocolos (consultar informação de cada ciclo de estudos).

 

 

Candidaturas

Prazos

 Prazos Gerais

1.ª Fase
03 de abril a 06 de junho de 2013 Apresentação das candidaturas
26 de junho de 2013 Afixação dos editais de colocação
27 de junho a 01 de julho de 2013 Reclamação sobre as colocações
03 a 10 de julho de 2013 Matrículas
18 a 19 de julho de 2013 Colocação de suplentes
Até 19 de julho de 2013 Decisão sobre as reclamações
Até 10 de julho de 2013 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 31 de julho de 2013 Publicação dos resultados da creditação
Até 07 de agosto de 2013 Alteração da inscrição resultante do processo de creditação
2.ª Fase
07 de junho a 22 de agosto de 2013 Apresentação das candidaturas
09 de setembro de 2013 Afixação dos editais de colocação
10 a 13 de setembro de 2013 Reclamação sobre as colocações
12 a 18 de setembro de 2013 Matrículas
Até 27 de setembro de 2013 Colocação de suplentes
Até 04 de outubro de 2013 Decisão sobre as reclamações
Até 18 de setembro de 2013 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 09 de outubro de 2013 Publicação dos resultados da creditação
Até 16 de outubro de 2013

Alteração da inscrição resultante do processo de creditação

 

Prazos Específicos

Cursos em que algumas ou todas as fases de candidaturas se realizarão em prazos específicos (consultar informação):

- Mestrado em Engenharia da Informação
- Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano

 

Critérios de seriação

Os critérios de seriação são definidos por ciclo de estudos (consultar informação de cada ciclo de estudos).

Notas:

1 - Na 1.ª fase serão seriados apenas os candidatos com nota de candidatura superior a 14 valores (escala numérica 0-20) e que apresentem documentação que prove que concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso.
Nota de candidatura: Resultado obtido pela aplicação da fórmula de cálculo prevista nos critérios e métodos de seriação.
A comissão científica do ciclo de estudos poderá definir, para efeitos de seriação, uma nota de candidatura superior à mencionada.
 
2 - Nas fases seguintes serão aceites para seriação candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o curso até ao final do prazo de candidatura*. Caso ainda não disponham da certidão de conclusão de curso, será aceite declaração de compromisso de honra em como concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso.
A matrícula será condicionada à apresentação da respetiva certidão.

* Exceto os cursos cuja abertura de funcionamento contemple outras condições de admissão.

 

Documentos a entregar

  • Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte) (obrigatório);
  • Certidão de conclusão de um curso superior (obrigatório);
    - Na 2.ª fase e fases seguintes de candidaturas, caso já tenha concluído o curso mas não tenha ainda a respetiva certidão de conclusão, deve apresentar declaração indicando data de conclusão e média final previsível, ficando a sua matrícula condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
  • Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual) e nº de UC/ECTS. Caso não obtenha a certidão contendo todos estes elementos, deverá acrescentar lista discriminativa das unidades curriculares realizadas, com a informação em falta (obrigatório);
    - A matrícula ficará condicionada à apresentação da respetiva certidão nas datas publicadas;
    - Estudantes UP, poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico;
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1);
  • Curriculum vitae (Obrigatório);
  • Cartas de recomendação (opcional) (2);
  • Fotografia ("tipo passe", a cores, de preferência com fundo neutro; 200 pixeis de altura por 140 pixeis de largura; Formato JPG; Qualidade média ou superior no algoritmo de compressão do JPG) (opcional).

(1) Notas para candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro:
Para habilitações obtidas no estrangeiro aceitar-se-ão originais devidamente assinados e certificados pela entidade académica máxima da escola de origem, em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Caso o documento não se encontre traduzido numa das línguas referidas anteriormente, deve ser autenticado pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecido pela autoridade diplomática ou consular portuguesa ou trazer a apostilha da Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções de documentos cuja língua original não seja a espanhola, francesa ou inglesa.

Para além destes documentos, poderão ser solicitados documentos específicos em cada curso (informação disponível no processo de candidatura).

Os candidatos colocados que tenham algum documento pendente no processo de candidatura, só poderão efectuar a matrícula mediante a entrega/ envio desse documento.

 

Emolumentos

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.

Notas:
- Terminado o prazo para apresentação das candidaturas, serão excluídas as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
- Os candidatos excluídos ou não colocados (suplentes) numa fase e que pretendam candidatar-se a outra fase terão de apresentar nova candidatura e pagar os respetivos emolumentos.

 

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar a candidatura”. Se já é estudante da FEUP, terá de se validar com o utilizador e senha de estudante. Se não for estudante da FEUP ser-lhe-á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Após confirmação da submissão da candidatura receberá informação sobre a forma de pagamento do respetivo emolumento (nota: as referências multibanco poderão demorar algum tempo a serem geradas).
    No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
    Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
    - Nome, morada, país, número de identificação fiscal.
    Nota: Terminado prazo para apresentação das candidaturas, serão excluídas as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
  6. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para acesso.ingresso@fe.up.pt, durante o prazo para apresentação das candidaturas, ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.

Procedimento para consulta do estado da candidatura

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimentos

  1. No formulário de candidatura, no campo "Pretende efectuar um pedido de reconhecimentos", coloque “Sim”.
  2. Após submissão da candidatura, nas opções do lado direito da página em Reconhecimentos selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.

Procedimento para realização da matrícula
Este procedimento será disponibilizado através de um link na página de entrada da FEUP, no início do prazo de matrículas.

 

Legislação Aplicável

 

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