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Reingresso - 2015/2016

Cursos/CE disponíveis

Mestrado Integrado

Mestrado

Doutoramento

Destinatários

O regime de INGRESSO POR REINGRESSO destina-se aos estudantes que, tendo tido uma interrupção dos estudos, pretendam inscrever-se no mesmo estabelecimento de ensino superior e ciclo de estudos em que estiveram anteriormente matriculados ou em ciclo de estudos que o tenha sucedido.

Notas:

- Os estudantes que no ano lectivo de 2014/2015 tenham estado prescritos e queiram prosseguir os seus estudos, terão de solicitar o reingresso.

- De acordo com o nº3 do Artigo 5º da Lei 37/2003 de 22 de Agosto, um estudante que esteja prescrito encontra-se impedido de se candidatar de novo a esse ou outro curso nos dois semestres seguintes.

- De acordo com o Artigo 2º do Regulamento - Regime de Prescrições para os ciclos de estudos da Universidade do Porto, os estudantes que tenham prescrito pela 2.ª vez no seu ciclo de estudos não podem solicitar o reingresso (consultar informação sobre prescrições).


Propinas:

Informação de propinas para 2015/16.

 

Vagas

Curso/CE Fase Vagas Ano Curricular
Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1
2
Mestrado em Ciência da Informação 1
2
Mestrado em Engenharia Biomédica 1
2
Mestrado em Engenharia da Informação 1
2
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1
2
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 1
2
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 1
2
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 1
2
Mestrado em Mecânica Computacional 1
2
Mestrado em Multimédia 1
2
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 1
2
Mestrado Integrado em Bioengenharia 1
2
Mestrado Integrado em Engenharia Civil 1
2
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente 1
2
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial 1
2
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1
2
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação 1
2
Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 1
2
Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais 1
2
Mestrado Integrado em Engenharia Química 1
2
Programa Doutoral em Engenharia Biomédica 1
Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1
Programa Doutoral em Engenharia Informática 1
Programa Doutoral em Engenharia Mecânica 1
Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica 1
Programa Doutoral em Líderes para Indústrias Tecnológicas 1
Programa Doutoral em Media Digitais 1
Programa Doutoral em Sistemas de Transportes 1

O reingresso não está sujeito a limites quantitativos de vagas.

 

Candidaturas

Prazos

  

1.ª Fase
24 de fevereiro a 16 de abril de 2015 Apresentação das candidaturas
12 de maio de 2015 Afixação dos editais de colocação
12 a 25 de maio de 2015 Reclamação sobre as colocações
15 a 21 de maio de 2015 Matrículas
Até 8 de junho de 2015 Decisão sobre as reclamações
Até 21 de maio de 2015 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 12 de junho de 2015 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação
2.ª Fase
17 de abril a 4 de agosto de 2015 Apresentação das candidaturas para Licenciatura e Mestrados Integrados
17 de abril a 12 de agosto de 2015 Apresentação das candidaturas para Mestrados
4 de setembro de 2015 Afixação dos editais de colocação
4 a 17 de setembro de 2015 Reclamação sobre as colocações
10 a 16 de setembro de 2015 Matrículas
Até 06 de outubro de 2015 Decisão sobre as reclamações
Até 16 de setembro de 2015 Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional
Até 07 de outubro de 2015 Publicação dos resultados da creditação
Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Alteração da inscrição resultante do processo de creditação

Critérios de seriação

Para o regime de ingresso por reingresso, não havendo limitação de vagas, não se aplicam critérios de seriação.

 

Documentos a entregar

  • Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte) (obrigatório);
  • Certidão das unidades curriculares realizadas (a ser apresentada pelos candidatos que não tenham informação visualizável no Sistema de Informação da FEUP) (opcional);
  • Fotografia ("tipo passe", a cores, de preferência com fundo neutro; 200 pixeis de altura por 140 pixeis de largura; Formato JPG; Qualidade média ou superior no algoritmo de compressão do JPG) (opcional).

 

 

Emolumentos

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.

Procedimento para geração de Referências Multibanco:
1. Clicar na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.

O pedido de creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos seguintes emolumentos (consultar tabela de emolumentos):

- Pedido de reconhecimento/creditação de formação anterior exceto, nos processos de reingresso, quando a formação a creditar tenha sido realizada enquanto estudante do ciclo de estudos a que se candidata: 50 euros;

- Pedido isolado de creditação de unidades curriculares singulares do ciclo de estudos a que o estudante se candidata (por qualquer concurso/regime, incluindo reingresso): 25 euros;

- Pedido de reconhecimento/creditação de experiência profissional: 200 euros;

- Reapreciação do processo de creditação (incluindo em processos de reingresso): 80 euros.

 

Nota:
- Terminado o prazo para apresentação das candidaturas, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.

 

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura

  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar a candidatura”. Se já é estudante da FEUP, terá de se validar com o utilizador e senha de estudante. Se não for estudante da FEUP ser-lhe-á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Após confirmação da submissão da candidatura receberá informação sobre a forma de pagamento do respetivo emolumento (nota: as referências multibanco poderão demorar algum tempo a serem geradas).
    No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
    Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
    - Nome, morada, país, número de identificação fiscal.
    Nota: Terminado prazo para apresentação das candidaturas, serão excluídas as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
  6. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para acesso.ingresso@fe.up.pt, durante o prazo para apresentação das candidaturas, ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.

Procedimento para consulta do estado da candidatura

  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.

Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimentos

  1. No formulário de candidatura, no campo "Pretende efectuar um pedido de reconhecimentos", coloque “Sim”.
  2. Após submissão da candidatura, nas opções do lado direito da página em Reconhecimentos selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  3. Só será dado seguimento ao pedido de creditação após pagamento dos respetivos emolumentos (consultar tabela de emolumentos).

Procedimento para realização da matrícula
Este procedimento será disponibilizado através de um link na página de entrada da FEUP, no início do prazo de matrículas.

 

Legislação Aplicável

Portaria n.º 401/2007 de 5 de Abril - Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no Ensino Superior;

Despacho n.º 10446/2011 de 18 de agosto (2.ª série) - Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso na UP.

 

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