Você está em: Início > Notícias > Oceans Distinguished Lecture Series da Universidade do Porto

Oceans Distinguished Lecture Series da Universidade do Porto

25 maio | Auditório Ferreira da Silva da Faculdade de Ciências da U.Porto

Oceans Distinguished Lecture Series NEXT GENERATION OPERATIONS IN THE GLOBAL OCEAN: COMPREHENSIVE, VOLUME-INTEGRATED, SUBSEA SENSOR-ROBOTIC PRESENCE Às 16 horas do dia 25 de maio, a Universidade do Porto dá início às Oceans Distinguished Lecture Series, um novo ciclo de palestras organizado pela Reitoria da U.Porto, essencialmente direcionado para as questões dos Oceanos, que visa constituir-se como uma referência na discussão das matérias relativas aos desafios e oportunidades que nessa área se colocam a nível nacional e internacional. A primeira destas palestras será protagonizada por John Delaney, professor da Escola de Oceanografia da Universidade de Washington (EUA), um dos mais prestigiados oceanógrafos norte-americanos atuais e líder do programa Regional Scale Nodes, da US Ocean Observatories Initiative (OOI), financiado pela Fundação Nacional de Ciência americana. Recorrendo à mais avançada tecnologia, o programa Regional Scale Nodes tem vindo a construir uma complexa rede, de cerca de 1000 quilómetros, de cabos de fibra-ótica no fundo do mar, a nordeste do Oceano Pacífico, com o objetivo de criar uma "janela permanente" para o oceano, através da transmissão de dados e imagens em tempo real. A decorrer no Auditório Ferreira da Silva da Faculdade de Ciências da U.Porto, a conferência do Professor John Delaney terá como tema "Next Generation Operations in the Global Ocean: Comprehensive, Volume-Integrated, Subsea Sensor-Robotic Presence", tendo por base as descobertas científicas proporcionadas por esta rede de cabos de fibra-ótica subaquática. Esta palestra é parcialmente financiada pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, por ocasião da celebração dos seus 30 anos. A participação é gratuita, mas agradece-se, se possível, inscrição prévia em http://oceansdls.up.pt/. (texto: Reitoria U.Porto) :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-23 às 15:51:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias