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António Coelho

Fotografia de António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho
Nome: António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho
Sigla: AFCC
Estado: Ativo
R-000-217
0000-0001-7949-2877
BA1E-EDE1-477E
G-2216-2011
23089899600
Voip: 3217
Extensão Telefónica: 3217
Salas: I133

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia Informática

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia Informática 2022-11-23
Diretor de Programa Doutoral Programa Doutoral em Media Digitais 2023-05-09
Presidente da Comissão Cientifica Programa Doutoral em Media Digitais 2023-05-09
Presidente da Comissão de Acompanhamento de Curso Programa Doutoral em Media Digitais 2023-05-09
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado em Multimédia 2023-06-15
Docente Responsável de Curso de Educação contínua Media Digitais na Comunicação e Literacia em Saúde 2020-08-31

Apresentação Pessoal

António Fernando Coelho é Professor Universitário desde 1996 e investigador do INESC TEC (anterior INESC Porto), desde 1995.

A área científica da Computação Gráfica tem sido o foco de todo o seu percurso académico, realizado na FEUP, desde a sua licenciatura em 1994, passando pela dissertação de mestrado em "Integração de Som 3D em Simulação” em 1997, e a tese de doutoramento initulada "Modelação Expedita de Ambientes Urbanos Virtuais Baseada em Interoperabilidade e Contextualização Geoespacial" em 2006. 

Concluiu as suas provas de agregação em 2018 apresentando a lição de síntese "Os desafios da Modelação Procedimental de Ambientes Urbanos" e a unidade curricular "Introdução à Programação Criativa".

Ao nível do Ensino, a sua carreira como Professor Universitário tem como foco principal o ensino da Computação Gráfica, dos Jogos Digitais e da Programação. E a coordenação de projetos no âmbito dos Media Digitais.

É coautor dos seguintes livros:

A sua atividade de investigação foca-se nas seguintes áreas:

  • Computação Gráfica: Modelação Procedimental, Realidade Virtual e Aumentada;
  • Media Digitais Interativos: Jogos Digitais, Ludificação, Geração Procedimental de comteúdos e  Aprendizagem Baseada em Jogos;
  • Sistemas Geoespaciais.

Foi um dos chairs locais da Comissão Organizadora das conferências ICGI 2021EuroVis 2019Eurographics 2016SGAMES 2016 e do 13º EPCG. Foi também um dos organizadores das duas edições do Seminário sobre Ensino de Videojogos.

Investigação

Categoria: Membro Integrado
Centro de Investigação e Desenvolvimento: INESC TEC - INESC Tecnologia e Ciência
Instituto de Interface: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
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