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Concursos Via Escola - Matrículas/Inscrições via WEB - 2014/15

De 11 a 19 de setembro de 2014

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Concursos Via Escola

LICENCIATURA E MESTRADOS INTEGRADOS - Mudança de curso - Transferência - Reingresso - Titulares de licenciatura em área adequada MESTRADOS - Entrada em 2ºciclos de estudo - Reingresso PROGRAMAS DOUTORAIS - Regime de Ingresso em Doutoramento ESTUDOS AVANÇADOS - Entrada em curso de Estudos Avançados

Prazos

As matrículas/inscrições são via WEB e decorrerão de 11 (a partir das 14h00) a 19 de setembro de 2014. Para qualquer dúvida/problema poderá dirigir-se nos dias 11 e 12 de setembro à Sala B 208 (edifício B, 2.º andar) das 14h00 às 16h00 e nos dias 15 a 19 à Sala D009 - Edifício do CICA das 09h30 às 13h00 (fazendo-se acompanhar da última password que lhe foi enviada e do Documento de Identificação), ou enviar e-mail para inscricoes@fe.up.pt indicando o n.º de estudante, n.º do documento de identificação (BI, CC ou passaporte), curso a que se candidatou, regime de acesso e fase. A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar. A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas. Caso se encontre com algum documento pendente (documento solicitado na candidatura que não cumpre os requisitos) no processo de candidatura, deverá entregar na sala acima referida, ou enviar por e-mail (acesso.ingresso@fe.up.pt), o documento definitivo, até 18 de setembro. Só poderá proceder à sua matrícula, até ao dia 19 de setembro, após a entrega/envio desse documento. Informações Importantes para a sua Vida Académica na FEUP 1. Se possui condições para usufruir de regalias especiais consulte o Espaço Informativo dos Serviços Académicos, onde constam os prazos estipulados e procedimento para requerer o respetivo estatuto. 2. Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular, após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores (exceto MIEEC onde se aplicam as regras de precedências). 3. A inscrição em Ano Letivo/Unidades Curriculares não dispensa a Escolha de Turmas e Horários, e vice-versa. 4. Para solicitar creditação de formação realizada ou de experiência profissional, deverá efetuar o pedido durante o período de matrículas (até 19 de setembro), na sua página pessoal de estudante através da opção "Reconhecimentos" / "Lista de pedidos de reconhecimentos" /"Criar Pedido de reconhecimento". Para mais informação sobre creditação consulte o Espaço Informativo do Estudante. 5. Os estudantes que optem pelo regime: - a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS no ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre (exceto para Licenciaturas e Mestrados Integrados 1.º ano 1.ª vez que podem inscrever-se no máximo a 60 ECTS por ano letivo e 30 ECTS por semestre) - ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos". Na FEUP, os estudantes poderão pedir, através de requerimento, a inscrição a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em duas situações: para conclusão de ciclo de estudos e em inscrição em mais de um ciclo de estudos (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP)". - a tempo parcial podem inscrever-se no máximo a 37,5 ECTS anuais de um determinado ciclo de estudos (ver Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto e regras). Excetuam-se do ponto anterior as inscrições em unidades curriculares relativas a dissertação, tese, ou projeto em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado no ponto anterior. Atendendo a que não é possível o fracionamento de ECTS, o limite de 37,5 ECTS poderá ser ultrapassado, contando, no entanto, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, ou projeto, o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular. Uma vez que o sistema não permite a inscrição a mais de 37,5 ECTS, deverá inscrever-se a tempo integral e entregar ou enviar por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt até 19 de setembro o formulário de Alteração do Regime de Estudos, sendo os Serviços Académicos a garantir a alteração do regime. Durante o período de inscrição (até 19 de setembro) os estudantes podem efetuar a alteração do regime, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 7 do Procedimento para Realização da Inscrição. 6. Os estudantes de Mestrado Integrado para se inscreverem à Dissertação, no início do ano letivo, terão que dispor de créditos ECTS suficientes para nesse ano letivo se inscreverem à totalidade das unidades curriculares que têm pendentes para concluir o ciclo de estudos. 7. A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e inscrição) só será possível após o início do ano letivo ou do semestre a que a unidade curricular diga respeito, devendo realizar-se dentro dos seguintes prazos: - Alterações a unidades curriculares do 1º semestre / ano: 10 a 30 de setembro 2014 - Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: 16 de fevereiro a 02 de março de 2015 8. Para obter o Cartão de Identificação da Universidade do Porto, emitido pelo Banco Santander Totta, deverá dirigir-se ao stand ou ao balcão desta entidade bancária (localizado na Rua Dr. Roberto Frias). 9. Para informações sobre Necessidades Educativas Especiais consulte a página correspondente no sistema de informação. 10. Após realizar a inscrição em ano letivo poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante. Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação. 11. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário apresentar o boletim de inscrição, pelo que recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à sua impressão. 12. Os estudantes do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico terão posteriormente, junto do secretariado do ciclo de estudos, assinar o acordo de confidencialidade. 13. Todos os estudantes que efetuarem a matrícula terão de apresentar na sala de inscrições durante o período de matrículas ou posteriormente nos Serviços Académicos no prazo de 3 meses, os originais dos documentos considerados para efeitos de seriação e inseridos no processo de candidatura. Para habilitações obtidas no estrangeiro aceitar-se-ão originais devidamente assinados e certificados pela entidade académica máxima da escola de origem, em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Caso o documento não se encontre emitido numa das línguas referidas anteriormente, deve ser autenticado pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecido pela autoridade diplomática ou consular portuguesa ou trazer a apostilha da Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções de documentos cuja língua original não seja a espanhola, francesa ou inglesa.

Estudantes Internacionais

Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março - Regulamenta o estatuto do estudante internacional a que se refere o n.º 7 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto, que estabelece as bases do financiamento do ensino superior Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto Com a publicação do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março o valor das propinas dos estudantes internacionais terão em consideração o custo real da formação e os valores fixados noutras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras. Consultar informação sobre propinas referentes a estudantes internacionais. Caso se enquadre no previsto na alínea b) do n.º 2 e o n.º 4 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março deverá enviar documento emitido pelos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.

Pagamento de propinas e taxas

Regulamento de propinas da Universidade do Porto Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante. As propinas, seguro escolar e taxa de matrícula quando aplicável têm de ser liquidadas até 19 de setembro, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente**, ou na Tesouraria da FEUP. No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo. Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados: - Nome, morada, país, número de identificação fiscal. No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, deverá no processo de inscrição selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 60 dias para apresentar o comprovativo de pedido de bolsa, para tal deverá aceder à sua página de estudante e na opção do lado direito "Bolsa de estudo - Comprovativo de pedido" fazer o upload do documento digitalizado. A partir desse prazo, caso não tenha comprovado que efetuou o pedido de bolsa, será automaticamente considerado devedor. Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa, o pagamento da propina terá de ser efetuado na Tesouraria da FEUP, acompanhado dos seguintes elementos (nome, n.º de contribuinte e morada da entidade a emitir a fatura). Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar os documentos previstos, na sala acima indicada, até ao final do prazo de matrículas/inscrições.

*Procedimento de Matricula - Como efetuar a matrícula on-line Matricula

1. O candidato com resultado de candidatura "Colocado" deverá enviar um e-mail para inscricoes@fe.up.pt a solicitar o envio de credenciais para inscrição no ciclo de estudos/curso onde foi colocado. No e-mail deverá indicar o seu nome completo; número de documento de identificação e ciclo(s) de estudos/curso(s) a que se pretende inscrever. 2. O candidato deverá aceder ao SIGARRA com o login e password que recebeu no e-mail. 3. De seguida deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia, validando-se com as credências enviadas. 4. Após o acesso ao módulo de inscrições em unidades curriculares o candidato deve responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática. Só após ter respondido aos inquéritos é que pode fazer a matrícula. 5. Após a escolha de inscrição nas unidades curriculares, o estudante deverá imprimir o boletim de inscrição em opções do lado direito da página que tem a sua proposta de inscrição. Nota: Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular" aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida na proposta de inscrição terá de a selecionar e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento. 6. Após a submissão da inscrição em unidades curriculares terá de efetuar a escolha do plano de pagamento de propinas. 7. Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador em opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime (não aplicável a Cursos de Estudos Avançados) durante o período em que decorrem as inscrições. Nota: A alteração do regime após ter efetuado a escolha do plano de pagamento de propinas, será necessário enviar um e-mail para (acesso.ingresso@fe.up.pt), a solicitar o ajuste do plano de pagamento. 8. No final terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente onde poderá gerar as referências multibanco**. 9. Pedidos de creditação: Caso tenha um pedido de creditação pendente de finalização na sua proposta de inscrição deverá de selecionar pelo menos uma unidade curricular das apresentadas, para formalizar a sua matrícula. Após a publicação do resultado do pedido de creditação deverá, no prazo de 10 dias, proceder à regularização da sua inscrição. Fotografia O estudante deverá colocar uma fotografia no SI, na opção configurar na sua página de estudante no SI. A fotografia só estará disponível no SI após validação pelo helpdesk do CICA. Entrega do cartão de estudante O estudante deverá dirigir-se ao helpdesk do CICA para levantar o cartão do estudante, após ter colocado a fotografia no SI.

** Procedimento de geração de Referencia Multibanco

Referencia Multibanco 1. Clicar na imagem associada à prestação que pretende efetuar o pagamento e selecionar os valores a pretende regularizar. 2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada. 3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada. 4. Deverá repetir aos passos anteriores para cada um dos valores a pagar (propina; seguro escolar e taxa de matricula se aplicável). 5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina deverá selecionar todas as prestações e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.  

Acesso às inscrições:

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