Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
guia
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > FINF > Informação para Candidatos
Autenticação






Mapa das Instalações
Principal

Cursos

Mestrado em Finanças e Fiscalidade

Dados Gerais

Código Oficial: 6827
Sigla: FINF

Diplomas

  • Mestrado em Finanças e Fiscalidade (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos em Finanças e Fiscalidade (75 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Finanças I

2FIF01 - ECTS

Os principais objectivos da unidade curricular de Finanças I são: 1) Aquisição de competências para modelização de demonstrações financeiras e sua aplicação no estudo de casos. 2) Domínio das noções teóricas e instrumentos práticos para a gestão do risco da empresa e sua aplicação no estudo de casos. 3) Dominar os princípios e ferramentas da Análise Financeira Unidimensional e Multidimensional, bem como a sua aplicação ao estudo de casos. 4) A unidade curricular de Finanças I ainda tem como objectivos motivar e ajudar os estudantes no desenvolvimento dum projecto de investigação para concretizar um paper e a dissertação. 5) Preparar os estudantes para a utilização da base de dados Datastream, recolha duma amostra e realização de estudos empíricos. 6) Realização de estudos empíricos com dados contabilísticos e de mercado relativos a empresas negociadas em bolsa: modelos de risco de crédito do tipo BSM e Z-Score; estudo sobre eficiência do mercado, deteção e avaliação de anomalias em mercados bolsistas.

Finanças II

2FIF02 - ECTS

O objectivo da unidade curricular é aprofundar os conhecimentos na área das finanças empresariais e na sua articulação com a fiscalidade e a contabilidade. Pretende-se que os estudantes tomem contacto com os artigos publicados nas melhores revistas da especialidade de Finanças, Fiscalidade e Contabilidade.

 

Fiscalidade I

2FIF03 - ECTS

O objetivo da unidade curricular é analisar profundamente o sistema fiscal português, especialmente a tributação direta, bem como os outros sistemas fiscais. É igualmente analisado o impacto de algumas reformas fiscais recentes de outros países desenvolvidos da União Europeia e dos Estados Unidos da América.

Fiscalidade II

2FIF04 - ECTS

Apreensão do funcionamento genérico do sistema fiscal português e dos outros impostos mais relevantes: IVA e Impostos sobre o Património.

 

 

 

 

 

 

 

 

Auditoria Financeira e Fiscal e Harmonização Fiscal Europeia

2FIF07 - ECTS

Aprofundar os conhecimentos e as capacidades dos formandos, ao nível teórico e prático, nas áreas da unidade curricular, quer na vertente científica ou profissionalizante.

Dum modo geral os participantes possuem já formação teórica neste segmento do conhecimento; muitos deles encontram-se mesmo em efectividade de funções correlacionadas. Assim, os objectivos da unidade curricular não poderiam ignorar esta realidade, constituindo sim o ponto de partida para sua delimitação.

Contabilidade e Controlo de Gestão

2FIF06 - ECTS

Parte I - Caracterizar os principais modelos de mensuração e controlo da performance organizacional, incluindo alguns desenvolvimentos recentes na área. Incentivar a análise crítica de soluções de conceção de sistemas de controlo de gestão.

Parte II - A unidade de Contabilidade tem como objetivo fornecer conhecimentos necessários à compreensão e leitura das Demonstrações Financeiras das empresas. A unidade privilegia a interpretação da informação financeira, em detrimento da sua construção, e tem como preocupação permanente a discussão dos conceitos normalizados e teóricos associados relato financeiro. São abordados temas de reconhecido interesse e recente desenvolvimento internacional e nacional relacionados com a reformulação do quadro contabilístico normativo na União Europeia e em Portugal.

Finanças III

2FIF05 - ECTS

Nesta unidade curricular analisam-se diversos produtos derivados e descreve-se o funcionamento dos mercados onde estes são negociados. A abordagem seguida no curso trata sobretudo da utilização destes produtos na cobertura do risco e para investimento. O estudo de cada derivado é feito a nível teórico, sendo apresentados diferentes modelos de avaliação e acompanhado de casos práticos.

Impostos e Estratégia Empresarial e Otimização Fiscal

2FIF08 - ECTS

Aprofundar os conhecimentos e as capacidades dos formandos, ao nível teórico e prático, nas áreas da unidade curricular, quer na vertente científica ou profissionalizante.

Dum modo geral os participantes possuem já formação teórica neste segmento do conhecimento; muitos deles encontram-se mesmo em efectividade de funções correlacionadas. Assim, os objectivos da unidade curricular não poderiam ignorar esta realidade, constituindo sim o ponto de partida para sua delimitação.

Por isso aqueles teriam que ir necessariamente ao encontro daquilo que seriam as expectativas reais dos utentes; dotá-los de um complemento teórico formativo forte que desse garantias quanto ao seu futuro imediato, i.e., reforço da capacidade técnica já em contexto operacional.

Dissertação/trabalho de Projeto/Estágio

2FIF11 - ECTS

Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

2FIF10 - ECTS

Orientar os alunos a desenvolver investigação de elevado nível científico.

Seminários

2FIF09 - ECTS


Apresentação e discussão de investigações atuais em finanças, fiscalidade e contabilidade. É dado especial relevo a uma abordagem quantitiva.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2014-07-26 às 00:01:34