Código Oficial: | 6827 |
Sigla: | FINF |
Os principais objectivos da unidade curricular de Finanças I são:
● Aquisição de competências para modelização de demonstrações financeiras e sua aplicação no estudo de casos.
● Domínio das noções teóricas e instrumentos práticos para a gestão do risco da empresa e sua aplicação no estudo de casos.
● Dominar os princípios e ferramentas da Análise Financeira Unidimensional e Multidimensional, bem como a sua aplicação ao estudo de casos.
● A unidade curricular de Finanças I ainda tem como objectivos motivar e ajudar os estudantes no desenvolvimento dum projecto de investigação para concretizar um paper e a dissertação.
● Preparar os estudantes para a utilização da base de dados Datastream, recolha duma amostra e realização de estudos empíricos.
● Realização de estudos empíricos com dados contabilísticos e de mercado relativos a empresas negociadas em bolsa: modelos de risco de crédito do tipo BSM e Z-Score; estudo sobre eficiência do mercado, deteção e avaliação de anomalias em mercados bolsistas.
Aprofundar os conhecimentos e as capacidades dos formandos, ao nível teórico e prático, nas áreas da unidade curricular, quer na vertente científica ou profissionalizante.
Dum modo geral os participantes possuem já formação teórica neste segmento do conhecimento; muitos deles encontram-se mesmo em efectividade de funções correlacionadas. Assim, os objectivos da unidade curricular não poderiam ignorar esta realidade, constituindo sim o ponto de partida para sua delimitação.
Nesta unidade curricular analisam-se diversos produtos derivados e descreve-se o funcionamento dos mercados onde estes são negociados.A abordagem seguida no curso trata sobretudo da utilização destes produtos na cobertura do risco e para investimento.O estudo de cada derivado é feito a nível teórico, sendo apresentados diferentes modelos de avaliação e acompanhado de casos práticos.
Aprofundar os conhecimentos e as capacidades dos formandos, ao nível teórico e prático, nas áreas da unidade curricular, quer na vertente científica ou profissionalizante.
Dum modo geral os participantes possuem já formação teórica neste segmento do conhecimento; muitos deles encontram-se mesmo em efectividade de funções correlacionadas. Assim, os objectivos da unidade curricular não poderiam ignorar esta realidade, constituindo sim o ponto de partida para sua delimitação.
Por isso aqueles teriam que ir necessariamente ao encontro daquilo que seriam as expectativas reais dos utentes; dotá-los de um complemento teórico formativo forte que desse garantias quanto ao seu futuro imediato, i.e., reforço da capacidade técnica já em contexto operacional.