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Microeconomia I

Código: LGE102     Sigla: MIC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fep.up.pt/docentes/tina/Microeconomia1/index.htm
Unidade Responsável: Grupo de Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GES 222 Plano Oficial a partir de 2004 1 - 6 -

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 4 18,00
Maria Margarida Fernandes Ruivo 4,50
Joana Rita Pinho Resende 4,50
Maria Clementina Nunes Teixeira dos Santos 9,00

Objetivos

objectivo central do programa é o de ministrar uma formação base de microeconomia através:
- da inclusão dos tópicos considerados essenciais a outras disciplinas da área.
- do adequado enquadramento da disciplina num curso de gestão, justificando que seja salientada, sempre que possível, a perspectiva da vida económica actual.

Programa

Capítulo 1: INTRODUÇÃO
1.1 Escolha Num Mundo de Escassez
1.2 Aplicação o Princípio de Custo-Benefício
1.3 Custos de Oportunidade e Custos Afundados
1.4 Valores Médios e Marginais
1.5 Teorias e Modelos
1.5.1 O Diagrama do Fluxo Circular do Rendimento
1.5.2 A Fronteira de Possibilidades de Produção
1.6 Análise Normativa versus Análise Positiva
1.7 Gráficos: Uma Breve Revisão

Capítulo 2: OFERTA E PROCURA
2.1 Significado de Procura e Oferta
2.2 Determinantes da Procura
2.3 Alterações na Procura Versus na Quantidade Procurada
2.4 Curva da Procura Agregada
2.5 Determinantes da Oferta
2.6 Alterações na Oferta Versus na Quantidade Oferecida
2.7 Curva da Oferta Agregada
2.8 Equilíbrio do Mercado
2.9 Alterações no Equilíbrio: Alterações na Curva da Procura Agregada e Oferta Agregada
2.9.1 Deslocações da Curva da Procura
2.9.2 Deslocações da Curva da Oferta
2.9.3 Alterações no Equilíbrio de Mercado
2.10 Elasticidades
2.10.1 Elasticidade Preço da Procura
2.10.1.1 Elasticidades Arco e Num Ponto
2.10.1.2 Elasticidade Preço e Despesa Total
2.10.1.3 Determinantes da Elasticidade Preço da Procura
2.10.2 Outros Conceitos de Elasticidade
2.10.2.1 Elasticidade Rendimento da Procura
2.10.2.2 Elasticidade Preço Cruzada da Procura
2.10.2.3 Elasticidade Preço da Oferta
2.10.3 Elasticidades em Período Curto Versus Elasticidades em Período Longo

Capítulo 3: EFICIÊNCIA
3.1 Equilíbrio de Mercado e Eficiência
3.2 Excedente Económico
3.3 Imposição de Preços
3.3.1 Preços Máximos
3.3.2.Preços Mínimos
3.4 Impostos e Eficiência

Capítulo 4: ESCOLHA DO CONSUMIDOR RACIONAL
4.1 A Restrição Orçamental
4.1.1 A Recta Orçamental
4.1.2 Efeitos da Alteração do Rendimento ou Preços
4.1.3 Rectas Orçamentais Quebradas
4.2 A Escolha do Consumidor
4.2.1 Mapa de Indiferença
4.2.2 A Escolha do Consumidor
4.2.2.1 No Caso de Bens Substitutos
4.2.2.2 No Caso de Bens Complementares
4.3 Introduzindo um Bem Compósito no Modelo do Comportamento do Consumidor
4.4 Preferência Revelada
4.5 Aplicando o Modelo de Comportamento do Consumidor
4.5.1 Subsídio em Espécie Versus Subsídio em Dinheiro

Capítulo 5 PROCURA INDIVIDUAL E DE MERCADO
5.1 Efeitos da Variação no Preço
5.1.1 Curva Consumo Preço
5.1.2 Curva da Procura do Consumidor Individual
5.2 Efeitos das Alterações no Rendimento
5.2.1 Curva Consumo Rendimento
5.2.2 Curva de Engel
5.3 Procura de Mercado: Agregação de Curvas de Procura Individuais
5.4 Efeitos Rendimento e Substituição de Uma Variação no Preço de Bem Normal
5.4.1Variação Equivalente do Rendimento e Variação Compensatória do Rendimento
5.4.1.1 Aplicação: Imposição de Imposto Sobre a Gasolina
5.5 Efeitos Rendimento e Substituição de Uma Variação no Preço de Bem Inferior ou Giffen
5.5.1Subsídio de Montante Fixo Versus Subsídio a Um Determinado Bem

Capítulo 6: A ECONOMIA DA INFORMAÇÃO
6.1 Escolha Sob Incerteza
6.1.1 O Mercado de Carros Usados
6.1.2 Implicações de Informação Assimétrica
6.1.3 Seguros
6.1.4 O Mercado de Crédito
6.1.5 A Importância da Reputação, Garantias e Uniformização
6.2 Risco Moral

Bibliografia Principal

Microeconomia, Robert S. Pindyck and Daniel L. Rubinfeld. Prentice-Hall, Inc. New Jersey, 5ª. Ed. 2000.
Introdução à Economia, N., Gregory Mankiw. Elsevier, 2.ª edição
Princípios de Economia, Robert Frank e Ben Bernanke. McGraw-Hill, 2003

Bibliografia Complementar

B. Peter Pashigian, Price Theory and Applications. McGraw-Hill. Portugal. 1995.
Sloman, John and Mark Sutcliffe, Economics for Business Prentice Hall Europe, 1998
Stephen Dobson, G. S. Maddala, and Ellen Miller. Microeconomics. McGraw-Hill, Inc. 1989.
José Mata, Economia da Empresa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição recorrendo a representação gráfica. Aulas práticas com a resolução de exercícios. Discussão de aplicações da vida real económica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Os alunos que optarem pelo regime de avaliação continuada, estão sujeitos a controle de faltas. É necessário frequentarem 2/3 das aulas para poderem completar este regime de avaliação. Aos alunos repetentes e alunos trabalhadores/estudantes não se aplica este regime de frequência das aulas podendo assistir a qualquer turma. Por razões de ordem logística, aconselha-se que os alunos repetentes frequentem a turma T2 ou T3.

Fórmula de cálculo da classificação final

Sistema de avaliação ao longo do semestre ou exame final

Avaliação ao longo do semestre
O sistema de avaliação ao longo do semestre consta da realização de 2 minitestes e um teste final. Para o computo da nota final, os 2 minitestes têm uma ponderação de 30% e o teste 70%.

Observações

As questões dos minitestes são de escolha múltipla, estando previsto um sistema de penalização no caso de respostas erradas na proporção de 4 para 1, isto é, por cada 4 respostas erradas desconta uma resposta correcta. Se faltar a um miniteste o aluno fica excluido deste regime de avaliação.
O 1.º miniteste versa sobre matéria dos 3 primeiros capítulos (Introdução, Modelo de Oferta e Procura e Eficiência) e o 2.º miniteste sobre a matéria dos 3 últimos capítulos (Escolha do Consumidor Racional, Procura Individual e de Mercado e Economia da Informação). Cada miniteste será previsionalmente efectuado após a conclusão dos capítulos acima referidos, sendo a data e a hora indicadas oportunamente no decorrer das aulas.
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