| Código: | FP5003 | Sigla: | FP5003 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Formação de Professores - Ensino de Física e de Química |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M:EFQ | 12 | Plano Oficial do ano letivo 2025 | 2 | - | 48 | 312 | 1296 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| João Carlos de Matos Paiva | Regente |
| Orientação Tutorial: | 0,58 |
| Seminário: | 0,35 |
| Estágio: | 11,08 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Orientação Tutorial | Totais | 13 | 7,488 |
| Marcelo Dumas Hahn | 2,308 | ||
| Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho | 1,154 | ||
| Carla Susana Lopes Morais | 1,673 | ||
| João Carlos de Matos Paiva | 1,788 | ||
| Seminário | Totais | 13 | 4,498 |
| João Carlos de Matos Paiva | 0,519 | ||
| Carla Susana Lopes Morais | 0,346 | ||
| Marcelo Dumas Hahn | 0,692 | ||
| Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho | 0,346 |
Preparar adequadamente os futuros professores para a prática letiva nos ensinos Básico e Secundário, em
Física e Química, tanto ao nível científico como pedagógico.
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular, os estudantes sejam capazes de exercer plenamente as funções docentes em Física e Química, nos ensinos básico e secundário.
Formação científica em Física, Química e Ensino das Ciências.
Programas oficiais do 3º Ciclo do ensino básico e do ensino secundário - depende dos níveis de ensino lecionados na escola.
Os conteúdos do trabalho científico-pedagógico, plasmado por escrito num Relatório de Estágio e defendido
oralmente perante um júri, versará os conteúdos abordados pelos estudantes durante a sua Prática de Ensino
Supervisionada.
- Observação de aulas do professor cooperante.
- Regência de aulas.
- Realização de um trabalho científico-pedagógico em Física e Química (Relatório de Estágio).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 50,00 |
| Participação presencial | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 568,00 |
| Realização de Estágio | 672,00 |
| Trabalho de investigação | 56,00 |
| Total: | 1296,00 |
- Presença a 2/3 das aulas previstas na escola.
- Elaboração dos elementos de avaliação da unidade curricular.
NIPP = 0,5*NPES + 0,5*NRE
NIPP = Nota da IPP; NPES = Nota da PES; NRE = Nota do Relatório de Estágio
NPES e NRE são notas não arredondadas.
A NIPP é a única arredondada às unidades.
- Dossier de Estágio.
- Relatório de Estágio.
O Relatório de Estágio resulta da PES e deve refletir uma investigação educacional desenvolvida no âmbito da PES.
Não é permitida a melhoria de classificação.