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Iniciação à Prática Profissional - Prática de Ensino Supervisionada

Código: FP5003     Sigla: FP5003

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores - Ensino de Física e de Química

Ocorrência: 2025/2026 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EFQ 12 Plano Oficial do ano letivo 2025 2 - 48 312 1296

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos de Matos Paiva Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 0,58
Seminário: 0,35
Estágio: 11,08
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 13 7,488
Marcelo Dumas Hahn 2,308
Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho 1,154
Carla Susana Lopes Morais 1,673
João Carlos de Matos Paiva 1,788
Seminário Totais 13 4,498
João Carlos de Matos Paiva 0,519
Carla Susana Lopes Morais 0,346
Marcelo Dumas Hahn 0,692
Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de Carvalho 0,346

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Preparar adequadamente os futuros professores para a prática letiva nos ensinos Básico e Secundário, em
Física e Química, tanto ao nível científico como pedagógico.


Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que no final desta Unidade Curricular, os estudantes sejam capazes de exercer plenamente as funções docentes em Física e Química, nos ensinos básico e secundário.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Formação científica em Física, Química e Ensino das Ciências.

Programa

Programas oficiais do 3º Ciclo do ensino básico e do ensino secundário - depende dos níveis de ensino lecionados na escola.
Os conteúdos do trabalho científico-pedagógico, plasmado por escrito num Relatório de Estágio e defendido
oralmente perante um júri, versará os conteúdos abordados pelos estudantes durante a sua Prática de Ensino
Supervisionada.

Bibliografia Obrigatória

Mintzes Joel J.; Ensinando ciência para a compreensão. ISBN: 972-707-264-X (Livro geral sobre ensino das Ciências, numa visão construtivista)

Bibliografia Complementar

Paulo Simeão Carvalho; Ensino experimental das ciências. ISBN: 978-989-8265-95-1 (Livro com uma abordagem científica e pedagógico a vários aspetos educacionais do ensino experimental da Física e da Química)

Observações Bibliográficas

Bibliografia adicional:


  • Ministério da Educação, Ciências Físicas e Naturais – Orientações curriculares para o 3º ciclo do Ensino Básico, Departamento da Educação Básica, 2001.

  • Ministério da Educação, Ciências Físicas e Naturais – Metas curriculares para o 3º ciclo do Ensino Básico, Departamento da Educação Básica, 2013.

  • Ministério da Educação, Programas de Física (10º, 11º e 12º anos), 2013.

  • Ministério da Educação, Ciências Físicas e Naturais – Metas curriculares para o 12º ano, 2013.


NOTA: os orientadores da FCUP fornecerão a bibliografia complementar adequada, para a realização do relatório de estágio.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Observação de aulas do professor cooperante.

- Regência de aulas.

- Realização de um trabalho científico-pedagógico em Física e Química (Relatório de Estágio).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino da ciência
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 50,00
Participação presencial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 568,00
Realização de Estágio 672,00
Trabalho de investigação 56,00
Total: 1296,00

Obtenção de frequência

- Presença a 2/3 das aulas previstas na escola.

- Elaboração dos elementos de avaliação da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

NIPP = 0,5*NPES + 0,5*NRE

NIPP = Nota da IPP; NPES = Nota da PES; NRE = Nota do Relatório de Estágio


NPES e NRE são notas não arredondadas.

A NIPP é a única arredondada às unidades.

Provas e trabalhos especiais

- Dossier de Estágio.

- Relatório de Estágio.

Trabalho de estágio/projeto

O Relatório de Estágio resulta da PES e deve refletir uma investigação educacional desenvolvida no âmbito da PES.

Melhoria de classificação

Não é permitida a melhoria de classificação.

Observações

Nota sobre bibliografia:
A bibliografia a indicar aos estudantes será indicada pelos respetivos orientadores

Coordenador da IPP 2021/2022: Paulo Simeão Carvalho

Júri
Paulo Simeão Carvalho
João Carlos Matos Paiva
Carla Morais
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