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Didática e Tecnologias Digitais na Educação em Química

Código: DID4023     Sigla: DID4023

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EFQ 24 Plano Oficial do ano letivo 2025 1 - 9 63 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos de Matos Paiva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,77
Práticas Laboratoriais: 2,08
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,769
Carla Susana Lopes Morais 0,231
João Carlos de Matos Paiva 2,538
Práticas Laboratoriais Totais 2 4,152
João Carlos de Matos Paiva 0,923
Cidália Maria Vieira André 0,462
Carla Susana Lopes Morais 2,767
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-09-29.

Campos alterados: Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Analisar criticamente os documentos curriculares de Química do Ensino Básico, o seu racional e organização.

  • Relacionar a componente conceptual e processual das atividades laboratoriais.

  • Preparar a realização das atividades laboratoriais e explicar os resultados obtidos e o seu significado.

  • Preparar sequências didáticas de longo e médio prazo para a lecionação da Química no 3.º ciclo do Ensino Básico.

  • Aprofundar conhecimentos sobre a natureza da ciência e sobre as atitudes em relação à ciência.

  • Aprofundar conhecimentos sobre as relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTS|CTSA), incluindo a cultura científica, as artes e as humanidades.

  • Identificar contextos relevantes para potenciar o ensino da química em contextos.

  • Criar e utilizar estratégias em didática química usando multimédia digital.

  • Apresentar concisa, organizada e claramente, as sequências didáticas e o material desenvolvido.

  • Demonstrar na sua planificação das suas sequências didáticas (de longo e médio prazo) a importância da química na sociedade e a suas relações com outras áreas do saber.

  • Planificação de experiências educativas: Planear, de forma teórica e empiricamente fundamentada, intervenções didáticas em contexto não-formal (ex: vistas de estudo e outras atividades)

Resultados de aprendizagem e competências

- Domínio científico e curricular

  • Analisar criticamente os documentos curriculares de Química do Ensino Básico, o seu racional e organização.
  • Identificar os conceitos científicos estruturantes e a sua organização hierárquica.
  • Selecionar alguns domínios e subdomínios curriculares para posterior aprofundamento pedagógico-didático.

- Prática laboratorial

  • Analisar as propostas de atividades laboratoriais sugeridas nos documentos curriculares.
  • Relacionar a componente conceptual e processual das atividades laboratoriais.
  • Preparar a realização das atividades laboratoriais.
  • Experimentar, em contexto laboratorial, as atividades previamente planificadas.
  • Explicar os resultados obtidos e o seu significado.
  • Propor adaptações às atividades laboratoriais realizadas.

- Planificação de experiências educativas

  • Preparar sequências didáticas de longo e médio prazo para a lecionação da Química no 3.º ciclo do Ensino Básico.
  • Selecionar meios inovadores que possam ser usados no ensino da Química para enriquecer os ambientes de aprendizagem.
  • Planear novas atividades laboratoriais adequadas aos programas curriculares.
  • Construir material de apoio às sequências didáticas planificadas.
  • Construir práticas inovadoras em articulação com os resultados da investigação educacional.

- Avaliação de aprendizagens

  • Selecionar as modalidades e os instrumentos de avaliação adequados a cada momento.

- Comunicação oral

  • Apresentar concisa, organizada e claramente, as sequências didáticas e o material desenvolvido.

- Reflexividade sobre a prática

  • Demonstrar uma atitude reflexiva relativa à prática pedagógica e de valorização do desenvolvimento profissional e da formação ao longo da vida.
  • Demonstrar na sua planificação das suas sequencias didáticas (de longo e médio prazo) a importância da química na sociedade e a suas relações com outras áreas do saber.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- A aprendizagem de conceitos de Química no Ensino Básico.
2- A Química e os domínios macroscópico, representacional, sub-microscópicos e contextual.
3- História e filosofia da Química e Ensino da Química.
4- Concepções alternativas em Química identificadas como resultado de investigações: diagnóstico e superação.
5- Estratégias para promover metodologias investigativas. O trabalho de laboratório orientado para a resolução de problemas.
 6- Multimédia no Ensino da Química
tipos de recursos multimédia no contexto da educação em química
Instrumentos de potenciação pedagógica e formas de integração.
Redes sociais digitais: ameaças e oportunidade na educação científica.
Inteligência Artificial e desafios didáticos, espistemológicos e éticos na educação científica.

7- Natureza do conhecimento científico. Relação da ciência com a tecnologia, a sociedade e o ambiente (CTS|CTSA), a cultura científica, as artes e as humanidades.

8- Planeamento de aulas e outras atividades. Princípios orientadores. Papel do professor e do aluno na tomada de decisões.
9- Investigação em Educação em Química. Implicações para a prática pedagógica.

Bibliografia Obrigatória

Driver, R; Making Sense of Secondary Science - Research into children's ideas

Bibliografia Complementar

Ratcliffe, M. ASE ; Guide to Secondary Science Education
Sutton, C. ; Words, Science and Learning
EILKS, I. & HOFSTEIN, A. (Eds.).; Teaching Chemistry – A Studybook: A Practical Guide and Textbook for Student Teachers, Teacher Trainees and Teachers, Rotterdam: Sense Publishers., 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na componente teórica recorre-se ao pluralismo estratégico apoiando-se em apresentações PowerPoint, apresentação de problemas, leituras de artigos científicos com análise crítica. Uso do fplipped method. A componente prática visa a realização de trabalhos praticos e laboratoriais em grupo e individualmente. Será dinamizada alguma atividade de flipped classroom.



Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 63,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os estudantes:

1- não devem faltar a mais de 1/4 das aulas previstas.

2- devem realizar e obter aprovação em pelos menos metade das tarefas associadas ás componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação

A - Participação presencial,

B- Trabalho escrito,

C - Teste;

D- Componente prática e laboratorial,

E - Apresentação e discussões

Nota final = 0,05 x A + 0,15 x B + 0,2 x C + 0,3 x D + 0,3 x E

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes que não possam comparecer às aulas PL, terão a oportunidade de realizar todas as atividades laboratoriais em uma data alternativa, a agendar em conformidade com a disponibilidade dos docentes e discentes, e entregar os elementos de avaliação respetivos. No caso de, mesmo assim, não poderem comparecer e realizar as atividades laboratoriais, então terão de realizar uma prova laboratorial para a realização prática de um conjunto de atividades, acrescida de uma prova oral para o aprofundamento didático-científico dos vários temas tratados nas aulas PL.

Melhoria de classificação

Atendendo a que a UC obedece à tipologia de
avaliação distribuída sem exame final (avaliação contínua) e apresenta uma natureza muito sistémica, a melhoria de nota nesta UC só poderá ser realizada repetindo todas as componentes de avaliação ao longo do semestre e, como tal, em ano letivo seguinte.

Observações


  • Bensaude-Vincent, B., & Stengers, I. (1992). História da Química. Lisboa: Instituto Piaget.

  • Driver, R (2014); "Making Sense of Secondary Science - Research into children's ideas".

  • Paiva, J. (2023). Tecnologia e educação: novos (velhos) desafios. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS11(1), 61–67.

  • Sutton, C. (1992). "Words, Science and Learning", McGraw-Hill Education (UK).

  • Eilks, I. & Hofstein, A. (Eds.). (2013). "Teaching Chemistry – A Studybook: A Practical Guide and Textbook for Student Teachers, Teacher Trainees and Teachers", Rotterdam: Sense Publishers.


Mais Bibliografia específica é dada em cada aula, sendo também  colocada no Moodle.
Juri: 
João Paiva
Carla Morais
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