Inteligência Artificial e Sociedade
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência de Computadores |
| OFICIAL |
Engenharia Informática |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| M.IA |
59 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta UC tem como principal objectivo capacitar os estudantes com conhecimentos fundamentais e técnicos sobre o impacto e os desafios da Inteligência Artificial (IA) no contexto social e ético. Para isso, serão abordados vários temas atualmente discutidos tanto na investigação como na indústria relativos ao desenvolvimento e implementação de sistemas de IA responsáveis em diversos domínios da vida quotidiana.
Resultados de aprendizagem e competências
A UC visa preparar os estudantes para reconhecer, mitigar, e solucionar os desafios que emergem no decorrer do desenvolvimento de sistemas de IA com aplicações na sociedade. No decorrer da UC, é esperado que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
- Compreender as implicações da integração da IA na sociedade atual, nas suas vertentes sociais, éticas e técnicas;
- Avaliar criticamente a qualidade e complexidade dos dados e o seu impacto nos sistemas de IA;
- Quantificar e mitigar os desafios relacionados com as características intrínsecas dos dados, nomeadamente os problemas de missing data e imbalanced data;
- Identificar possíveis vieses existentes em aplicações de IA e implementar estratégias para a sua correção, promovendo a construção de sistemas de IA justos e equitativos.
- Implementar e discutir técnicas que promovam a explicabilidade dos sistemas de IA, fomentando a sua transparência e adoção;
- Reconhecer os desafios de privacidade em IA e propor soluções para a sua preservação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos prévios dos fundamentos de Inteligência Artificial e Ciência de Dados (e.g., processamento de dados, construção e avaliação de modelos de aprendizagem supervisionada e não-supervisionada). Conhecimentos intermédios de programação na linguagem Python.
Programa
Esta UC está estruturada em 10 módulos fundamentais:
- Introdução à IA e Sociedade: implicações, riscos, benefícios e impacto ético e social.
- IA Centrada nos Dados (Data-Centric AI). O papel da qualidade dos dados no resultado dos modelos de IA. Características intrínsecas dos dados. Estratégias e ferramentas de data profiling e validação de dados.
- Complexidade dos problemas de classificação. Medidas de complexidade dos dados e meta-aprendizagem.
- Tratamento de dados desequilibrados (imbalanced data). Quantificação, principais estratégias de mitigação e avaliação.
- Tratamento de dados em falta (missing data). Quantificação, principais estratégias de mitigação e avaliação.
- Viés e Justiça em IA. Fontes de viés nos dados e modelos de IA. Estratégias de identificação e mitigação.
- Explicabilidade em IA. Estratégias para promoção da transparência de modelos de IA.
- Privacidade e Segurança de dados em IA. Desafios de privacidade e estratégias de preservação.
- Dados Sintéticos. Conceitos fundamentais, ferramentas e aplicações.
- IA Responsável: O potencial da IA nas aplicações sociais. Regulação e governança da IA.
Bibliografia Obrigatória
Alberto Fernández, Salvador García, Mikel Galar, Ronaldo C. Prati, Bartosz Krawczyk, Francisco Herrera; Learning from Imbalanced Datasets. ISBN: 978-3-319-98073-7
Molnar , Christoph;
Interpretable machine learning : a guide for making black box models explainable. ISBN: 9798411463330
Barocas, Solon,;
Fairness and machine learning : limitations and opportunities /. ISBN: 0262048612
O.Neil , Cathy;
Weapons of math destruction : how big data increases inequality and threatens democracy. ISBN: 978-0-553-41883-5
Dignum , Virginia;
Responsible artificial intelligence : how to develop and use AI in a responsible way. ISBN: 978-3-030-30371-6
Bibliografia Complementar
D.Ignazio, Catherine;
Data feminism /. ISBN: 0262044005
Broussard , Meredith;
Artificial unintelligence : how computers misunderstand the world. ISBN: 9780262038003
Fry , Hannah;
Hello World - How to be human in the age of the machine. ISBN: 9781784163068
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC está estruturada em aulas teórico-práticas incorporando 4 principais componentes:
- Componente expositiva de introdução aos conceitos, podendo incluir, quando possível, apresentações por convidados.
- Componente técnica de exploração de ferramentas e técnicas de IA, aplicando os conceitos aprendidos à análise de datasets reais.
- Componente de discussão e projeto em grupo, em que os estudantes são desafiados a trabalhar em grupos para resolver problemas de IA aplicados que considerem questões de qualidade de dados, privacidade e justiça.
A avaliação está estruturada da seguinte forma:
- (T) Trabalho individualintegrador dos diferentes conteúdos: 35% (7 valores).
- (P) Trabalho de projeto em grupo: 30% (6 valores).
- (E) Exame: 35% (7 valores).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
35,00 |
| Trabalho escrito |
35,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
6,00 |
| Elaboração de projeto |
39,00 |
| Estudo autónomo |
39,00 |
| Frequência das aulas |
39,00 |
| Trabalho escrito |
39,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
NotaFinal = (0.35 *
T) + (0.3 *
P) + (0.35 *
E)
T: Nota do Trabalho Individual
P: Nota do Projeto de Grupo
E: Nota do Exame
As componentes não estão sujeitas a nota mínima.
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em circunstâncias especiais devem discutir a sua situação directamente com o docente responsável pela unidade curricular no início do semestre.
Melhoria de classificação
Apenas a componente de Exame (E) se encontra sujeita a melhoria durante a Época de Recurso.