Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Q4112
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Química Medicinal

Código: Q4112     Sigla: Q4112     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:BQ 19 Plano de Estudos do MBIOQ_2013-2014 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os estudantes apreendam, e compreendam, os principais conceitos da Química Medicinal, enquanto ramo do saber que emerge da interseção da Química (em especial, da Química Orgânica e Bioorgânica), da Farmacologia e de diversas outras áreas das Ciências da Saúde, com vista à conceção racional, síntese e desenvolvimento de novas moléculas bioativas com potencial aplicação como agentes terapêuticos (fármacos). Os discentes deverão, também, divisar a relevância deste ramo da Química fora do contexto académico, ou seja, compreender a importância e especificidades da Química Medicinal enquanto um dos pilares da Indústria Farmacêutica. Neste contexto será também dada ênfase à aplicação nesta área das designadas tecnologias emergentes. Para este fim, além da exposição clássica de aulas teóricas, e das abordagens experimentais no contexto das aulas práticas, serão promovidos seminários sobre tópicos específicos a cargo de especialistas convidados. Sempre que possível, o programa incluirá uma visita de estudo a um laboratório de I&D de uma indústria farmacêutica nacional.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se proporcionar aos estudantes uma panorâmica geral da aplicação da Química Medicinal, particularmente a nível industrial, evidenciando, sempre que considerado adequado, o seu carácter interdisciplinar. Vários estudos de caso que ilustram a sua relevância nas áreas da saúde e afins, serão apresentados, analisados e discutidos. Será dada também ênfase à aplicação da Química Medicinal nas designadas tecnologias emergentes, e também em contexto de investigação.

A UC contempla no seu programa Seminários sobre tópicos específicos dados por especialistas, externos ou internos, convidados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Química Medicinal – Introdução: droga, fármaco e medicamento; classificação e nomenclatura de fármacos; glossário (IUPAC).

Aspetos gerais da ação dos fármacos: alvos terapêuticos; mecanismos de ação; influência das propriedades físico-químicas e fatores estereoquímicos; farmacodinâmica e farmacocinética – perfil ADME[T], absorção, metabolismo, excreção, toxicidade; vias de administração e dosagem.

Procura, descoberta e obtenção de fármacos: a origem dos fármacos: descoberta ao acaso e modificação química. Exemplos ilustrativos. Planeamento racional baseado no mecanismo de acção. Farmacóforo, toxicóforo e metabóforo; exemplos clássicos da ação de fármacos sobre alvos específicos.

Desenvolvimento de fármacos: estratégias de modificação molecular; distinção entre hit, líder de série (lead) e candidato; substituições isostéricas e bioisostéricas; relações qualitativas e/ou quantitativas de estrutura-atividade qualitativa e/ou quantitativa (SAR, QSAR); hibridação e simplificação molecular; síntese combinatorial; pró-fármacos, fármacos brandos e fármacos duros. Estratégias de veiculação e vetorização de fármacos.

Aplicação dos princípios discutidos no curso à análise de casos da descoberta e desenvolvimento de agentes terapêuticos para diferentes doenças (estruturas, métodos de obtenção, mecanismo de ação, relação estrutura-atividade e metabolismo).

Bibliografia Obrigatória

David A. Williams; Foye's Principles of Medicinal Chemistry-, 7th ed, North American Edition , 2012
Camille G. Wermuth, 3rd Edition, Academic Press, , 2008; The Practice of Medicinal Chemistry
David A. Williams, 7th ed, North American Edition , 2012; Foye's Principles of Medicinal Chemistry-

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (2 horas/semana) com projeção de diapositivos em Power Point. Os diapositivos servem para auxiliar a salientar os aspetos essenciais a abordar e serão disponibilizados na página eletrónica da UC. As aulas não são no seu todo do tipo magistral, sendo fomentada a interatividade através da discussão sobre os temas ministrados e a resolução de questões.

As aulas práticas/laboratoriais da UC serão realizadas em três módulos (um relacionado com o processo de descoberta e obtenção de fármacos, outro com a aplicação biológica e outro de estudo de caso). Cada módulo será precedido por aulas teórico-práticas onde serão apresentados, analisados e discutidos o conteúdo de cada módulo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 30,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas da FCUP

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = 70% NE + 30% NP

 

 

 

A avaliação basear-se-á na seguinte fórmula de cálculo da nota final NF = 70% NE + 30% NP, e que NE é a classificação obtida em exame final teórico, e NP é a classificação obtida à componente prática da UC (ambas na escala de 0 a 20 valores).


Provas e trabalhos especiais

n/a

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FCUP

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FCUP

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 21:29:54 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico