Investigadores da FCUP estudam comunicação entre veículos que acabe com semáforos
Michel Ferreira | Projecto Drive-In

O maior projecto de investigação do Programa
Carnegie Mellon Portugal. Está a ser testado no Porto e quer trazer mais segurança as estradas, como já despertou a atenção dos fabricantes de automóveis.
Iniciado em 2008, o projecto Drive-In envolve vários investigadores, sendo
Michel Ferreira, docente do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) o coordenador do projecto. Este projecto consiste na criação de um sistema de comunicação carro a carro, por via de dispositivos que permitam uma gestão inteligente de tráfego.
Numa primeira fase, a rede sem fios vai servir apenas para fornecer, em tempo real, informação sobre o fluxo do trânsito em vários pontos da cidade. Posteriormente, os investigadores da FCUP contam usar esta rede, cuja cobertura varia consoante a localização das viaturas, para testar sistemas de ultrapassagem inteligente, ou de detecção de veículos considerados suspeitos pelas autoridades.
Outro dos grandes atractivos projecto é o desenvolvimento de semáforos virtuais, que deverão ser instalados no interior dos automóveis e têm como objectivo substituir ou complementar os semáforos tradicionais. De acordo com as simulações implementadas pelos investigadores da FCUP, o fluxo de trânsito da cidade do Porto poderia registar melhorias de 60% se todos os veículos estiverem equipados com semáforos virtuais.

Michel Ferreira
Consultar
aqui mais informações
Ver
aqui reportagem SIC