Sandra Hilário é licenciada em Engenharia Agronómica (2012) pelo Instituto Superior Politécnico de Viseu, e concluiu o mestrado em Microbiologia (2017) e o doutoramento em Biologia (especialização em Microbiologia) (2023) na Universidade de Aveiro. Os seus principais interesses focam-se na diversidade microbiana, micologia, taxonomia, evolução molecular, filogenética, fisiologia vegetal e bioquímica, bioinformática e genómica de fungos.
Ao longo do seu percurso académico, foi convidada como oradora num curso avançado de "Bioinformática para Microbiólogos", e apresenta ainda experiência em docência (UCs Fitopatologia e Evolução e Diversidade Microbiana). Desde 2019, publicou 25 artigos em revistas internacionais e 2 capítulos de enciclopédia. Experiência na revisão por pares e edição de números especiais de revistas científicas (Microorganisms, MDPI; Frontiers in Fungal Biology, Frontiers Midia S.A.). Em 2022 e 2023, SHilário foi premiada com uma menção honrosa pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia e com uma bolsa "Early Career Scientist" oferecida pela Federação Europeia das Sociedades de Microbiologia (FEMS).
Entre julho de 2023 a março de 2024, SHilário foi investigadora doutorado no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto (UP), desenvolvendo trabalho num projeto financiado pela FCT focado na agricultura sustentável, através do desenvolvimento de biofertilizantes microbianos e biopesticidas para o controlo do gorgulho-vermelho das palmeiras (Rhynchophorous ferrugineus).
Desde maio 2024, SHilário é investigadora no GreenUPorto - Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável (GreenUPorto, UP), inserida no projeto financiado pelo Horizonte Europa "WHEATBIOME" que visa desvendar o potencial do microbioma do trigo para o desenvolvimento de trigo mais saudável, sustentável e resiliente.
Recentemente, SHilário foi selecionada para participar no " FEMS Summer School for Posdocs 2024" a decorrer de 2-9 Setembro 2024 na Croácia, evento organizado pela FEMS.