Sem edição (não recebe novos estudantes em 2018-2019)
São objetivos específicos do Mestrado em Matemática para Professores proporcionar as seguintes competências:
- aquisição de novos conhecimentos em diferentes temas de Matemática e das suas aplicações e contacto com novas tecnologias.
- desenvolvimento de capacidades de reflexão sobre aspetos fundamentais do ensino/aprendizagem da Matemática e sobre os desafios postos aos professores na sala de aula, com especial atenção à implementação de metodologias inovadoras no ensino da Matemática em contexto de sala de aula.
- desenvolvimento/aprofundamento de conhecimentos sobre a evolução dos conceitos fundamentais da Matemática e da capacidade de reflexão sobre o seu significado epistemológico.
Condições de Acesso
- Ser titular do grau de licenciado em matemática ou área afim, de preferência com experiência de ensino de matemática;
- Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
- Estudantes inscritos na Pós Graduação em Matemática para Professores em anos letivos anteriores;
- Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
- Critério: Curriculo Profissional (ponderação: 0 a 50%)
Experiência profissional (nº de anos de serviço (as) de docência) (ponderação: 0 a 30%)
- sem experiência docente (as = 0) (ponderação: 0%)
- menos de 5 anos de serviço (as < 5) (ponderação: 10%)
- entre 5 e 10 anos de serviço (5 ≤ as < 10) (ponderação: 20%)
- 10 ou mais anos de serviço (as ≥ 10) (ponderação: 30%)
Ações de formação em áreas de matemática
(ponderação: 0 a 20%)
- sem ações de formação (ponderação: 0%)
- menos de 100 horas (ponderação: 10%)
- 100 ou mais horas (ponderação: 20%)
- Critério: Curriculo Académico (ponderação: 5 a 50%)
Classificação (c) da licenciatura portuguesa em matemática ou do grau académico superior estrangeiro em matemática (ponderação: 10 a 50%)
- inferior a 14 (c < 14) (ponderação: 10%)
- entre 14 e 16 (14 ≤ c < 16) (ponderação: 20%)
- igual ou superior a 16 (c ≥ 16) (ponderação: 50%)
Classificação média (cm) nas disciplinas concluídas nas áreas de matemática em licenciatura portuguesa, ou no grau académico superior estrangeiro, em área afim
- inferior a 14 (cm < 14) (ponderação: 5%)
- entre 14 e 16 (14 ≤ cm < 16) (ponderação: 10%)
- igual ou superior a 16 (cm ≥ 16) (ponderação: 25%)
- Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.
Critério de desempate de candidatos
- Em caso de empate será dada prioridade aos candidatos com (pela ordem indicada),
- um maior número de anos de serviço
- um maior número de horas de formação em áreas de matemática
- uma classificação mais elevada na licenciatura, ou no grau académico superior estrangeiro,
- uma média mais elevada nas disciplinas concluídas nas áreas de Matemática
- um maior número de disciplinas concluídas nas áreas de Matemática
- Entrevista aos candidatos, valorizando, pela ordem que se indica,
- a motivação do candidato
- a importância do mestrado na carreira profissional do candidato
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Nota: Informação disponibilizada a título informativo. Não dispensa a consulta do DR.