Código: | MNCSP1205 | Sigla: | SEGAMB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Nutrição |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MNCSP | 16 | Plano Oficial | 1 | - | 3 | 20 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Cristina Thierstein Romão Duarte Teixeira Santos | Regente |
Teórica: | 1,00 |
Teorico-Prática: | 0,43 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,00 |
Maria Cristina Thierstein Romão Duarte Teixeira Santos | 1,00 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 0,43 |
Maria Cristina Thierstein Romão Duarte Teixeira Santos | 0,43 |
O conteúdo programático desta UC propõe aos estudantes o conhecimento e o domínio das condições e circunstâncias que condicionam a segurança dos bens alimentares da produção ao consumo de um modo sustentável. Abordar os aspetos científicos, técnicos e legais, bem como, metodologias adotadas para garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade e contribuir assim para os elevados níveis de Saúde Pública que os cidadãos europeus legitimamente esperam dos sistemas de produção de alimentos e da cadeia alimentar como um todo. Proporcionar-lhes as chaves interpretativas que lhes permitam compreender e dar resposta às expetativas da sociedade face ao desempenho dos profissionais de saúde no âmbito do exercício da sua atividade profissional. Assim, pretende-se uma abordagem que permita:
Capacidade de identificar e avaliar as práticas e procedimentos higiossanitários utilizados no sector agroalimentar, da produção primária ao consumo.
Exercitar os estudantes no uso das leis e métodos adequados para atingir esta finalidade. Aplicar e fazer cumprir a Legislação pertinente à produção e comercialização de alimentos e o emprego de sistemas de monitorização, controlo e gestão da segurança alimentar.
Eleger medidas preventivas e estabelecer procedimentos para o fornecimento de alimentos e de alimentação seguros, atendendo aos requisitos sanitários de saúde pública, com base na legislação vigente.
Promover a garantia e gestão da segurança e qualidade alimentar e ambiente.
Aprofundar o conceito "One Health", abordando as várias dimensões de que este se reveste e relfetir de forma aprofundada sobre o mesmo.Os estudantes no final desta Unidade curricular devem ter adquirido e interiorizado os conceitos e fundamentos da Segurança Alimentar e Ambiente tal como esta é entendida, atualmente, em Portugal, na União Europeia e pelas organizações internacionais. Neste contexto incluem-se conhecimentos de enquadramento político, económico e social, necessários para entender o contexto da Saúde Pública.
Como resultado desta aprendizagem espera-se que o estudante fique habilitado a:
- Adotar atitudes e estratégias de proteção e promoção da saúde humana e da qualidade do ambiente;
- Ser capaz de adquirir e desenvolver uma visão de globalidade na avaliação dos problemas de saúde e bem-estar, de falhas na cadeia alimentar e de agressão ambiental, que lhes forneça mais-valias na sua abordagem e resolução;
- Colaborar no planeamento e elaboração de sistemas pró-ativos de Segurança Alimentar, numa perspetiva de integração, desde a produção até ao consumidor final, por forma a garantir a saúde pública.
- Desenvolver as capacidades de observação crítica e de comunicação;
- Valorizar o carácter multidisciplinar e multiprofissional da Segurança Alimentar e integrar com facilidade o trabalho em grupo.
- Introdução à Segurança Alimentar e Ambiente e aos organismos intervenientes – Um Mundo, Uma Saúde e a proteção da cadeia alimentar. Organizações nacionais e internacionais ligadas à saúde e saúde pública.
- Proteção da cadeia alimentar e da saúde - riscos, obrigações e legislação aplicável. Segurança Sanitária dos alimentos: políticas e estratégias comunitárias e nacionais – Fundamentos, princípios, objetivos.
- Métodos pró-ativos da Segurança Alimentar. Prevenção e controlo dos alimentos - Boas Práticas; HACCP.
- Análise de Risco aplicada à segurança alimentar - Análise de Risco em Alimentos. Enquadramento e oportunidades de realização de análises de risco. Desenvolvimento de modelos de análise de risco. Avaliação do risco. Gestão do risco. Comunicação do risco.
- Avaliação e gestão do impacto ambiental. Tratamento e eliminação higiénica de resíduos e de efluentes; gestão ambiental, prevenção e controlo integrado da poluição.
- Referenciais normativos e sistemas integrados.Serão feitas introduções aos diferentes temas do programa, mostrando o interesse teórico/prático dos assuntos, equacionados os respetivos problemas, apontando os seus aspetos mais controversos e sugeridas pistas para o seu estudo, fomentando-se o espírito critico. Será utilizado o método demonstrativo e interrogativo, destinado a consolidar os conhecimentos já adquiridos, através da participação ativa dos estudantes na reflexão/discussão/debate dos temas propostos, bem como, a análise e discussão de casos práticos. É proposta a realização de dois trabalhos em grupo, podendo incluir posters e ou apresentações orais.
Aulas teóricas expositivas seguidas de discussão conjunta dos assuntos abordados.
Aulas teórico-praticas para análise e discussão de casos práticos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Estudo autónomo | 41,00 |
Frequência das aulas | 20,00 |
Total: | 81,00 |
A obtenção de frequência na UC está condicionada à presença do estudante em 75% do total de aulas teóricas e teórico-práticas previstas, de acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UPorto.
Avaliação distribuída por apresentação e discussão de 2 trabalhos em grupo na área em estudo (30%) e exame final (70%).
O exame final inclui respostas a um conjunto de questões que podem ser de resposta de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, completar frases ou resposta limitada referente a casos práticos.
São aprovados os estudantes que obtiverem na prova escrita uma classificação mínima igual ou superior a 9,50 em 20 valores.
Fórmula de avaliação:
a) Avaliação Distribuída (AD) = dois trabalhos de grupo.
b) Exame Final (EF) = prova escrita.