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Segurança alimentar e ambiente

Código: MNCSP1205     Sigla: SEGAMB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Nutrição

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MNCSP 16 Plano Oficial 1 - 3 20 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Cristina Thierstein Romão Duarte Teixeira Santos Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Teorico-Prática: 0,43
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Maria Cristina Thierstein Romão Duarte Teixeira Santos 1,00
Teorico-Prática Totais 1 0,43
Maria Cristina Thierstein Romão Duarte Teixeira Santos 0,43

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O conteúdo programático desta UC propõe aos estudantes o conhecimento e o domínio das condições e circunstâncias que condicionam a segurança dos bens alimentares da produção ao consumo de um modo sustentável. Abordar os aspetos científicos, técnicos e legais, bem como, metodologias adotadas para garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade e contribuir assim para os elevados níveis de Saúde Pública que os cidadãos europeus legitimamente esperam dos sistemas de produção de alimentos e da cadeia alimentar como um todo. Proporcionar-lhes as chaves interpretativas que lhes permitam compreender e dar resposta às expetativas da sociedade face ao desempenho dos profissionais de saúde no âmbito do exercício da sua atividade profissional. Assim, pretende-se uma abordagem que permita:

Capacidade de identificar e avaliar as práticas e procedimentos higiossanitários utilizados no sector agroalimentar, da produção primária ao consumo.

Exercitar os estudantes no uso das leis e métodos adequados para atingir esta finalidade. Aplicar e fazer cumprir a Legislação pertinente à produção e comercialização de alimentos e o emprego de sistemas de monitorização, controlo e gestão da segurança alimentar.

Eleger medidas preventivas e estabelecer procedimentos para o fornecimento de alimentos e de alimentação seguros, atendendo aos requisitos sanitários de saúde pública, com base na legislação vigente.

Promover a garantia e gestão da segurança e qualidade alimentar e ambiente.

Aprofundar o conceito "One Health", abordando as várias dimensões de que este se reveste e relfetir de forma aprofundada sobre o mesmo.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes no final desta Unidade curricular devem ter adquirido e interiorizado os conceitos e fundamentos da Segurança Alimentar e Ambiente tal como esta é entendida, atualmente, em Portugal, na União Europeia e pelas organizações internacionais. Neste contexto incluem-se conhecimentos de enquadramento político, económico e social, necessários para entender o contexto da Saúde Pública.

Como resultado desta aprendizagem espera-se que o estudante fique habilitado a:

- Adotar atitudes e estratégias de proteção e promoção da saúde humana e da qualidade do ambiente;

- Ser capaz de adquirir e desenvolver uma visão de globalidade na avaliação dos problemas de saúde e bem-estar, de falhas na cadeia alimentar e de agressão ambiental, que lhes forneça mais-valias na sua abordagem e resolução;

- Colaborar no planeamento e elaboração de sistemas pró-ativos de Segurança Alimentar, numa perspetiva de integração, desde a produção até ao consumidor final, por forma a garantir a saúde pública.

- Desenvolver as capacidades de observação crítica e de comunicação;

- Valorizar o carácter multidisciplinar e multiprofissional da Segurança Alimentar e integrar com facilidade o trabalho em grupo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Introdução à Segurança Alimentar e Ambiente e aos organismos intervenientes – Um Mundo, Uma Saúde e a proteção da cadeia alimentar. Organizações nacionais e internacionais ligadas à saúde e saúde pública.

- Proteção da cadeia alimentar e da saúde - riscos, obrigações e legislação aplicável. Segurança Sanitária dos alimentos: políticas e estratégias comunitárias e nacionais – Fundamentos, princípios, objetivos.

- Métodos pró-ativos da Segurança Alimentar. Prevenção e controlo dos alimentos - Boas Práticas; HACCP.

- Análise de Risco aplicada à segurança alimentar - Análise de Risco em Alimentos. Enquadramento e oportunidades de realização de análises de risco. Desenvolvimento de modelos de análise de risco. Avaliação do risco. Gestão do risco. Comunicação do risco.

- Avaliação e gestão do impacto ambiental. Tratamento e eliminação higiénica de resíduos e de efluentes; gestão ambiental, prevenção e controlo integrado da poluição.

- Referenciais normativos e sistemas integrados.

Bibliografia Obrigatória

Entis Phyllis; Food safety. ISBN: ISBN: 1-55581-417-4
FAO/WHO; Codex Alimentarius Comission, Joint FAO/WHO Fool Standard Programme, Food Hygiene – Basic Texts, 2003
Mortimore, Sara; Wallace, Carol; HACCP - A Practical Approach, Springer, 2013. ISBN: ISBN 978-1-4614-5027-6
Pomeranz, Jennifer; Food law for public health, New York: Oxford University Press, 2016
European Commission — Health and Food Safety — 2019.; RASFF — The Rapid Alert System for Food and Feed — 2018 annual report, Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2019, 2019. ISBN: ISBN 978-92-76-02635-8; ISBN 978-92-76-02637-2
Heredia Norma ; Microbiologically safe foods. . ISBN: ISBN: 978-0-470-05333-1

Bibliografia Complementar

Forsythe Stephen J; Microbiologia da Segurança dos Alimentos. ISBN: ISBN: 978-85-363-2705-1
Faruque Shah M. ; Foodborne and waterborne bacterial pathogens. . ISBN: ISBN: 978-1-908230-06-5
WHO - Europe.; European: Food and Nutrition Action Plan 2015–2020, EUR/RC64/14. WHO, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão feitas introduções aos diferentes temas do programa, mostrando o interesse teórico/prático dos assuntos, equacionados os respetivos problemas, apontando os seus aspetos mais controversos e sugeridas pistas para o seu estudo, fomentando-se o espírito critico. Será utilizado o método demonstrativo e interrogativo, destinado a consolidar os conhecimentos já adquiridos, através da participação ativa dos estudantes na reflexão/discussão/debate dos temas propostos, bem como, a análise e discussão de casos práticos. É proposta a realização de dois trabalhos em grupo, podendo incluir posters e ou apresentações orais.

Aulas teóricas expositivas seguidas de discussão conjunta dos assuntos abordados.

Aulas teórico-praticas para análise e discussão de casos práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Estudo autónomo 41,00
Frequência das aulas 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência na UC está condicionada à presença do estudante em 75% do total de aulas teóricas e teórico-práticas previstas, de acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UPorto.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída por apresentação e discussão de 2 trabalhos em grupo na área em estudo (30%) e exame final (70%).

O exame final inclui respostas a um conjunto de questões que podem ser de resposta de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, completar frases ou resposta limitada referente a casos práticos. 

São aprovados os estudantes que obtiverem na prova escrita uma classificação mínima igual ou superior a 9,50 em 20 valores.

Fórmula de avaliação:

a) Avaliação Distribuída (AD) = dois trabalhos de grupo.

b) Exame Final (EF) = prova escrita.

c) Classificação final (CF) = (EF x 70%) + (AD x 30%).

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação do Exame Final será realizada nas condições previstas no Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UPorto.
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