Apresentação Pessoal
Professor Auxiliar do departamento de Artes Plásticas da FBAUP, tem a cargo Unidades Curriculares ligadas à àrea da Pintura (Atelier, História e Teorias da Pintura, Composição), envolvendo pontualmente também componentes de estudo e prática do desenho. O que corresponde com uma formação e uma atividade profissional, docente e artística, consistentemente interessada nestas duas áreas.
Obteve Licenciatura em Artes Plásticas-Pintura, Mestrado em Práticas e Teorias do Desenho - onde elaborou uma dissertação sobre o Desenho de Materiais Arqueológicos - e Doutoramento em Arte e Design - Ramo Estudos da Pintura, onde realizou um estudo teórico sobre Formas Preliminares de Natureza-Morta, que constitui uma espécie de "arqueologia" deste arquétipo figurativo na Pintura.
O seu percurso profissional no ensino iniciou-se na Faculdade da Arquitetura da U. P., onde lecionou desenho durante 14 anos. Desde 2019, leciona U.Cs. de Pintura na FBAUP.
Paralelamente, desde 2002, está ativo como artista plástico; realizou múltiplas exposições, tanto individuais como coletivas. A obra resultante desta atividade manifesta um interesse por temas figurativos que exprimem aspetos e ideias de transformação, transitoriedade, ruína, fragmentação, tempo, ausência e memória, e por esta via envolvem também uma ideia de identidade. Pinturas, desenhos, mas também fotografias, dão-nos recorrentemente acesso a paisagens e espaços conhecidos do autor ou, numa outra vertente, representam pequenos fragmentos de coisas diversas.
Desde cedo se verifica um entrelaçamento entre os interesses artísticos e os interesses de investigação, como se percebe nalguns artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Uma das últimas expressões disto está num artigo intitulado "Mapa em ruína: metáfora e apelo imaginativo", desenvolvido a mote de uma antiga gravura de fragmentos arqueológicos, a partir da qual se explora o lado metafórico, a pregnância simbólica e as potencialidades imaginativas dos fragmentos, das ruinas e das construções.
As orientações de projetos de mestrado e de doutoramento, que tem realizado, envolvem geralmente questões relacionadas com a paisagem ou o espaço, mas também se incluem outros temas ou assuntos diversos, que bebem de procedimentos, práticas, ideias, teorias, conceitos e expressões da Pintura, e de certas vertentes do desenho.
Muito recentemente, os interesses artisticos e de investigação têm incidido sobre formulações artísticas que exprimem uma conceção de espaço como entidade mutável e relativa à experiencia individual; as periferias, os espaços e as formas intercalares.
(sobre o trabalho artistico do autor consultar: luis-fortunato-lima3.webnode.pt)