Nome: | Maria José Goulão Machado |
Sigla: | MJGM |
Estado: | Ativo |
0000-0002-1802-2166 | |
0D18-07A4-2CE0 |
Email Institucional: | mmachado |
|
Cargo | Data de Início |
---|---|
Membro do Conselho Cientifico | 2015-11-25 |
Director de Departamento - Ciências da Arte e do Design | 2023-07-11 |
Professora Associada com Agregação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (área de História da Arte), onde lecciona desde 1985 em todos os cursos (Desenho, Design de Comunicação, Pintura, Escultura e Multimédia) e orienta estudantes de mestrado e doutoramento. Directora do Departamento de Ciências da Arte e do Design.
Áreas de interesse para orientação: arte colonial (especialmente na América do Sul), transferências artísticas e culturais no espaço do Atlântico sul, circulação das imagens, estudos pós-coloniais, representações da alteridade, estudos do património, estudos de icononografia e iconologia, história da arte medieval e moderna (sécs. XIV a XVIII), escultura funerária, temas da Morte e do Além.
Licenciada em História-Variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1984) e doutorada em História, na especialidade de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005), com a dissertação intitulada “La puerta falsa de América”- A influência artística portuguesa na região do Rio da Prata no período colonial. Título de Agregada pela Universidade do Porto, em 2023, no Ramo de Conhecimento em Estudos do Património, na especialidade de História da Arte.
Investigadora integrada do CEAACP (Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património).
https://www.uc.pt/ceaacp/
Foi docente do curso de doutoramento “Patrimónios de influência Portuguesa” (III-UC e Centro de Estudos Sociais, Univ. de Coimbra), da licenciatura em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e da licenciatura em Arquitectura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
O seu trabalho de investigação tem-se desenvolvido fundamentalmente em dois âmbitos distintos:
- No campo da História da Arte em Portugal, dedicou-se ao estudo de temas relacionados com as artes decorativas, a escultura e a tumulária de finais da Idade Média, as representações da Morte e do Além e a iconografia da arte portuguesa da época das viagens de exploração marítima (representações da alteridade).
- A sua área central de investigação é a Arte Colonial Ibero-Americana do período barroco, e particularmente as questões relacionadas com a transmissão das formas artísticas no eixo do atlântico sul no período colonial. Neste âmbito, efectuou inúmeras viagens de estudo e estadias em muitos países da Europa e da América do Sul, e nos EUA.
Foi bolseira do Instituto Nacional de Investigação Científica, da Fundação Luso- Americana para o Desenvolvimento, da Comissão Cultural Luso-Americana (American Cultural Council Fellowship Program), da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Paul Getty Foundation, EUA (Getty Grant Program).
Recebeu ainda várias bolsas de estudo da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, que lhe permitiram efectuar diversas estadias na Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Chile, destinadas à preparação da dissertação de Doutoramento. Igualmente efectuou estadias na Universidade do Texas em Austin e na Universidade de Emory em Atlanta (EUA), como professora visitante.
Participou em mais de 60 reuniões científicas nacionais e internacionais, em Portugal, Espanha, França, Equador, Brasil, Chile, Holanda, Alemanha e Itália, tendo em muitas delas apresentado comunicações, e também tem desenvolvido actividade como conferencista, em Portugal (Centro Nacional de Cultura, Univ. Portucalense, Museu de Aveiro, Univ. de Coimbra), no Brasil (Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, Fundação Joaquim Nabuco, Recife), no Canadá (Universidade de Montréal) e na Dinamarca (Centre for Privacy Studies, Univ. of Copenhagen).
Leccionou cursos breves na Academia de Belas Artes de Karlsruhe (Alemanha), na École Supérieure d’Art d’Aix-en-Provence, França (ESAAix) (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), na Accademia di Belle Arti di Verona, Itália (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), na University of Iceland, Faculty of Icelandic and Comparative Cultural Studies, Reykjavík, Islândia (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), na Academy of Fine Arts and Design of the University of Ljublijana, Eslovénia (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), no Department of Portuguese and Lusophone Studies da Univ. de Goa, Índia (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching: MobileUP), na Royal Danish Academy of Fine Arts - Schools of the Arts, Dinamarca (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), na Hungarian University of Fine Arts (MKE - Magyar Képzőművészeti Egyetem), Budapeste, Hungria (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), na Accademia di Belle Arti di Urbino, Itália (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), na Accademia di Belle Arti di Napoli, Itália (Erasmus+, Staff Mobility for Teaching), no Programa de Doutoramento em Historia del arte y la arquitectura en Iberoamerica da Univ. Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha), na Licenciatura em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e no 2º Encontro Internacional “Património Mundial de Origem Portuguesa” (Univ. de Coimbra). Leccionou ainda um Seminário de Investigação para académicos de pós-doutoramento no Centre for Privacy Studies - PRIVACY, da Faculdade de Teologia da Universidade de Copenhaga, Dinamarca.
É autora de cerca de 60 publicações (artigos em revistas da especialidade e em actas de reuniões científicas, capítulos de livros, ensaios, etc.) sobre temas de arte colonial, ourivesaria, escultura e tumulária de finais da Idade Média, urbanística medieval, iconografia do período dos Descobrimentos, representações da alteridade na época moderna, história da azulejaria, história do ensino artístico em Portugal, história da gravura, etc. Escreveu ainda uma monografia intitulada Arte portuguesa – da pré-história ao século XX, vol. IV, Expressões artísticas do universo medieval (colecção de 20 vols., coordenada por Dalila Rodrigues), Lisboa, FUBU Editores, 2009. Foi revisora científica dos manuais de História da Cultura e das Artes para o 10º e 11º anos do Ensino Secundário, ed. de 2013-14, da Porto Editora.
Em defesa da língua portuguesa, o autor deste documento não adopta o "Acordo Ortográfico" de 1990, devido a este ser inconsistente, incoerente e inconstitucional (para além de comprovadamente promover a iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral).