Nome: | Maria Graciela Cabral Machado |
Sigla: | MGCM |
Estado: | Ativo |
0000-0001-8730-7563 |
|
Cargo | Data de Início |
---|---|
Membro do Conselho Consultivo - Internacionalização da Universidade do Porto | 2020-02-10 |
Director de Departamento - Desenho | 2024-09-11 |
Membro do Conselho de Departamento - Desenho | 2020-01-01 |
Membro da Comissão Cientifica - Licenciatura em Desenho | 2022-09-22 |
Coordenador de Unidade - Serviço Técnico e Oficinal de Técnicas de Impressão | 2021-07-07 |
Docente Responsável de Curso de Educação contínua - Atelier Nómada: litografia in situ | 2025-01-01 |
Professora Associada com agregação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde integra o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Doutorada em Desenho pela Universidad del País Vasco e mestre em Gravura pela Slade School of Fine Art, University College London (Reino Unido).
Dedica-se ao estudo das práticas da gravura, edições de artista, arqueologia tecnológica e história da imagem impressa. Coordena o grupo de interesse Pure Print Archeology (i2ADS), desenvolvendo metodologias reconstrutivas aplicadas a arquivos e coleções em Portugal.
Editora principal de várias publicações temáticas que cruzam investigação, edição e prática curatorial, destacando-se a série Reserva Tecnológica (2023–2025), os Cadernos Tecnológicos (2023) e os livros Litografia in situ: Pedra e Papel (2023), Gravura Fotomecânica: do Pós‑Fotográfico ao Digital na Gravura em Oco sobre Metal (2023) e Modos de Editar: Arquivo em Aberto (2023).
Possui uma ampla atividade curatorial, focada na mediação de arquivos e processos técnicos, tendo organizado exposições Eidoteca (FIMS, 2025), Pedra, Papel, Guerra – Arqueologia da Litografia em Portugal (Reitoria da U.Porto, 2024–25) e D’après Abel Salazar (Reitoria da U.Porto, 2018).
Coordenou o projeto SHS – Soil, Health and Surrounding na FBAUP, incluindo a edição do livro Couzas e Pilhas (2023) e a participação em exposições e publicações associadas.
Desde 2001, tem desenvolvido residências artísticas e de investigação em instituições nacionais e internacionais, nomeadamente no Typa Printing and Paper Art Center (Tartu), Franz Masereel Centrum (Bélgica), Art Studio Itsukaichi (Japão) e Münchner Künstlerhaus (Munich, 2025).
É promotora e coordenadora do projeto Atelier Nomade: in situ lithography, integrado no programa Erasmus+ Arts & Crafts Aujourd’hui. Em 2025, coordenou o respetivo BIP Erasmus+, ministrando workshops ligados à prática da litografia e à produção de papel artesanal.
Como professora visitante, lecionou e partilhou investigação em instituições como a Iceland Academy of the Arts, Universität Complutense de Madrid, Universidade de Granada, Universidade de Vigo, Oslo National Academy of the Arts e Eugeniusz Geppert Academy of Art and Design (Wrocław).