branco

Future Ideas 2014 | concurso

Submissão de candidaturas até 15 de Janeiro 2014

FUTURE IDEAS 2014

Porquê participar? É simples, a dissertação contem ideias, esquemas, trabalho de horas, dias, meses e de alguns até anos, ficar guardada na prateleira não é melhor recompensa pelo esforço.
Ainda que para alguns, a dissertação seja apenas o meio para obter o tão desejado diploma em Arquitectura.
Os finalistas do concurso tem viagem e alojamento pago onde quer que seja a final, para além disso, a organização do concurso prepara uma serie de actividades em que os finalistas são os convidados de honra. Workshops para aprender a fazer uma apresentação, como cativar um investidor e por aí a fora. Inútil?
Muito pelo contrário, vão usa-lo vezes sem conta em entrevistas de trabalho, nas reuniões com os clientes, os colegas, o patrão, etc.
Depois se correr bem ainda tem a recompensa monetária, mas se não continuam a ganhar. Porque na final vão ter oportunidade de falar com pessoas realmente importantes e por em práticao que aprenderam nos workshops.
No meu caso, o comissário da EU para a ciência, o director de marqueting do Instituto
Internacional de Pesquisa USA, o chefe de Dialogues Incubator do banco ABN AMRO e professor na universidade de Maastricht, o professor da Universal Intellectual Capital e investigador na universidade de Hong Kong e o responsável pela estratégia da Nuon.
Denota-se que o concurso é fortemente voltado para as áreas tecnológicas, porque são áreas onde mais facilmente se criam empresas e se ganha dinheiro. Obviamente o objectivo do concurso não é criar novas empresas, é dar a conhecer ideias, depende depois de cada um lutar pelo seu propósito.
Fui finalista na categoria de inovação social, sempre tive consciência que não poderia ganhar a final, mas apesar disso a minha ideia não ficou esquecida porque o meu objectivo é pô-la em prática. E desta forma vou recebendo encomendas, cartas e e-mails da "solarenga Amesterdão" como a equipa da Future Ideas gosta de escrever. São incríveis e incansáveis, sempre prontos ajudar no plano de negócio, com dicas, nomes de pessoas para contactar, etc.
Ter ideias é simples, ter boas ideias já nem tanto, ter ideias que saem do papel requer muito trabalho, dedicação e gestão, ainda que os arquitectos não gostem muito de falar de números.
Seja como for vale a pena tentar, quer queiram apenas uma viagem, uns trocos ou criar algo novo.
Desejo a todos que concorrerem boa sorte com o desejo de ver pelo menos um de vocês como finalista da minha categoria em Veneza daqui a uns meses.

Arq. Susana dos Santos
Embaixadora do Future Ideas 2014

Copyright 1996-2014 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2014-11-25 às 01:27:52