Logótipo
This Page in English Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login, Atalhos. Autenticar-se Validar-se
branco
Você está em: Início > Notícias > Guimarães e o Vale do Rio Ave | 2º Ciclo de Conferências D.T.W. | CEAU - CCRE
Autenticação






Mapa das Instalações
Edifício A Edifício B Edifício C Edifício D Pav. Carlos Ramos Casa Cor-de-Rosa Torre H Torre G Torre F Torre E

Notícias

Guimarães e o Vale do Rio Ave | 2º Ciclo de Conferências D.T.W. | CEAU - CCRE

26 e 27 Setembro 2012 | Fábrica ASA, Guimarães

2º Ciclo de Conferências D.T.W. : "Guimarães e o Vale do Rio Ave". Fábrica ASA, Guimarães, 26 e 27 de Setembro de 2012.


"O grupo de investigação CCRE tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando a imagem, a arte e a tecnologia com o espaço público e a arquitectura da Cidade do Porto e do seu Centro Histórico, integrando diversas áreas disciplinares e abertos à participação dos diversos agentes e cidadãos locais de forma a abrir a Universidade do Porto à sua cidade e instituições.

Propomos, neste contexto, abrir a nossa investigação a outras cidades e universidades portuguesas, propondo uma parceria com Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, com a Universidade do Minho e com o Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura - CAAA, com o objectivo de assegurar uma colaboração para a consecução do 2º Ciclo D.T.W., agora sobre "Guimarães e o Vale do Rio Ave", que pretendemos que seja a continuação de um conjunto de ciclos e workshops que temos vindo a realizar.

O intuito deste 2º Ciclo D.T.W. "Guimarães e o Vale do Rio Ave" é promover um conjunto de conferências, mesas redondas e visitas guiadas capazes de levar os participantes a consciencializar, explorar e problematizar o potencial da fotografia como forma de representar e questionar a realidade urbana da Região de Guimarães e Vale do Ave, debruçando-se por exemplo sobre questões de relação entre Centro Histórico e território industrial, e as suas transformações no âmbito de Cidade Capital Europeia da Cultura."


Sinopse:

O 2º Ciclo de Conferências D.T.W. é um evento integrado no 2º Seminário Internacional "Na Superfície - Imagens de Espaço Público e Arquitectura em Debate" e organizado em colaboração com o Laboratório de Curadoria - Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, cujo intuito é o de realizar um conjunto de conferências, mesas redondas e visitas guiadas capazes de levar os participantes a consciencializar, explorar e problematizar o potencial da fotografia como forma de representar e questionar a realidade urbana da Região de Guimarães e Vale do Ave, debruçando-se, por exemplo, sobre questões de relação entre Centro Histórico e território industrial, e as suas transformações no âmbito do programa Capital Europeia da Cultura.

O objectivo é o de explorar a Fotografia como um instrumento de investigação numa perspectiva inquisitiva, curatorial e comunicativa sobre o espaço público e as suas vivências, consciencializando, explorando e questionando o potencial da fotografia como forma de representar e questionar as realidades urbanas das cidades - uma perspectiva entre o Documental e a Ficção, tendo como objecto de estudo a cidade Capital Europeia da Cultura 2012: Guimarães e os territórios envolventes. Pretende-se oferecer novas perspectivas sobre relações entre espaço histórico, espaço industrial e espaço habitacional, procurando detalhes e vistas que possam dar relevância a características do lugar que de outra forma não seriam reconhecidas. Pretende-se ir para além do óbvio, tentando comunicar o que é mais subtil ou complexo, tendo em atenção a riqueza das várias vivências do lugar.

O ciclo será composto por diversas sessões, mesas-redondas e visitas guiadas em que participarão convidados de diversas áreas tais como fotografia, arquitectura, artes, design, curadoria, entre outras. Entre os presentes estarão Pedro Neto (arquitecto, CEAU-FAUP), Rui Tavares (historiador, CEAU-FAUP), Álvaro Domingues (geógrafo, CEAU-FAUP), Gabriela Vaz-Pinheiro (artista e programadora Arte e Arquitectura Guimarães 2012, FBAUP), Ricardo Bastos Areias (arquitecto, director do CAAA, FBAUP), Andreia Garcia (arquitecta), Eduardo Brito (fotógrafo, CAAA), João Margalha (fotógrafo) e Carlos Lobo (fotógrafo, CAAA, Univ. Católica).

Todos os eventos são gratuitos, estando apenas sujeitos a disponibilidade de lugar. A visita guiada em autocarro requer inscrição prévia que poderá ser efectuada na Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Programa:

Quarta-feira, 26 de Setembro:

09:00 | 10:45 - Apresentação: D.T.W. / Concurso Internacional de Narrativa Fotográfica / Grupo CCRE (Pedro Leão Neto, Arquitecto, CEAU-FAUP)

11:00 | 13:00 - Reconhecimento da zona de estudo / Reflexão Crítica sobre o Espaço do Centro Histórico de Guimarães. : Arquitectura E Projecto Urbano - visita guiada (pedonal) (com Rui Tavares, historiador, CEAU-FAUP)

14:30 | 17:30 - Introdução à Cidade de Guimarães Região do Vale do Ave - visita guiada (em autocarro, mediante inscrição prévia) (com Álvaro Domingues, geógrafo, CEAU-FAUP)

21:00 | 23:00 - Tertúlia / Debate: "Transformações no Vale do Ave - De Berço da Nação e Território Industrial à Capital Europeia da Cultura" (com Andreia Garcia, arquitecta, moderadora; Álvaro Domingues, geógrafo, CEAU-FAUP; Gabriela Vaz-Pinheiro, artista, programadora Arte e Arquitectura Guimarães 2012, FBAUP; Ricardo Bastos Areias, arquitecto, director do CAAA, FBAUP)

Quinta-feira, 27 de Setembro

21:00 | 23:00 Scopio Roundtable moderada por Pedro Leão Neto, arquitecto, CEAU-FAUP, moderador, com:
Eduardo Brito, fotógrafo, CAAA: "Há que Voltar Sempre."
João Margalha, fotógrafo: "Processos de Criação: Concepção da Ideia, Construção de um Projecto."
Carlos Lobo, fotógrafo,Universidade Católica, CAAA: "Narrativas Visuais: Construção de um Projecto Fotográfico sobre Cidade e Arquitectura - Projectos pessoais sobre Guimarães e autores de referência."


Organização:
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU - CCRE)
Escola de Arquitectura da Universidade do Minho


Co-organização:
Laboratório de Curadoria - Fundação Cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012


Comissário:
Pedro Leão Neto (CEAU - FAUP)


Mais informações em: www.nasuperficie.ccre-online.com



Recomendar PáginaRecomendar Voltar ao TopoVoltar ao Topo
Copyright 1996-2013 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2013-05-22 às 07:59:07