Hoje é domingo
Descontos
Você está em: Início > Notícias > Simpósio "O Corpo no Cristianismo" | Galeria de Fotografias

Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Simpósio "O Corpo no Cristianismo" | Galeria de Fotografias

4 de Maio de 2011 | FADEUP

Na passada quarta-feira realizou-se na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) o Simpósio "O Corpo no Cristianismo" que teve como oradores principais D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e o Professor Manuel Ferreira Patrício.

O professor Manuel Patrício foi o primeiro interveniente e centrou o discurso " nas práticas corporais ao longo de 2000 anos" focando várias eras, desde a Grécia Antiga até à idade Contemporânea. O professor referiu que ao longo destes 2000 anos sempre se deu importância ao corpo mas com pontos de vista distintos e que "o Cristianismo não é exceção".

A segunda parte do simpósio foi da responsabilidade do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que falou especificamente sobre o tema central: o significado do corpo no Cristianismo. Segundo D. Manuel Clemente na "visão do Cristianismo a materialidade é indissociável da espiritualidade" pois a principal crença do Cristianismo envolve o culto do corpo: "Jesus é a reencarnação de Deus ". Esta crença expressa a ideia de corporização.

O Bispo do Porto referiu ainda que "ao contrário do que muitas pessoas pensam", para o Cristianismo o corpo não é um cárcere, embora o ser humano o sinta como tal: "em certos momentos entendemos o nosso corpo como uma limitação". D. Manuel Clemente fez ainda a alusão que no Cristianismo o corpo não é uma objetividade banal, mas uma objetividade preenchida por uma subjetividade. Esta é, na visão do Cristianismo, a afirmação da presença de alma no corpo.

A abertura da sessão foi da responsabilidade do Diretor da FADEUP, Jorge Olímpio Bento.

O auditório Alberto Amaral teve lotação esgotada, o que superou claramente as expectativas iniciais.

Copyright 1996-2014 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2014-04-20 às 00:42:15