Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
DESCONTOS UPORTO
Você está em: Início > Cursos/CE > DF
Autenticação






Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Cursos

Doutoramento em Fisioterapia

Pelo despacho n.º 13169/2011, publicado em Diário da República, 2.ª série, N.º 189, de 30 de Setembro de 2011, foi aprovada a criação do ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Fisioterapia, pela Universidade do Porto, acreditado pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e registado pela Direção-Geral do Ensino Superior sob o n.º R/A – Cr 157/2011.

Irá decorrer na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e surge da necessidade nacional de uma formação científica avançada na área da Fisioterapia. É constituído por dois semestres de componente curricular obrigatória (60 ECTS) seguidos por quatro semestres de componente de investigação e de preparação da tese (120 ECTS). Constitui uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de linhas de investigação mais pertinentes e adequadas a uma maior e melhor produção de conhecimento na área da Fisioterapia em Portugal.


Objetivos

Este curso tem por principal objetivo dotar os estudantes de conhecimentos necessários para a produção de conhecimento na área da saúde em geral, e da fisioterapia em particular, sempre norteados por uma atitude ética. Consequentemente, a componente principal do ciclo de estudos consiste na elaboração de uma tese de doutoramento com resultados originais atestando a capacidade do candidato para realizar investigação de elevada qualidade, com um contributo claro para o alargamento das fronteiras do saber na área da fisioterapia, devendo esse conhecimento ser divulgado junto da comunidade científica através da publicação em jornais científicos internacionais indexados. Assim, faz também parte dos objectivos deste curso habilitar os estudantes a comunicar com os seus pares e com a comunidade académica. 


Competências Profissionais

Para além do aprofundamento das competências obtidas durante o 1º e/ou 2º ciclos de estudos, no final deste ciclo de estudos, pretende-se que os estudantes tenham adquirido:

1. A capacidade de conceber, organizar, gerir e desenvolver projetos de investigação científica, de forma autónoma ou integrados em equipa. Assim, deverão ser capazes de:

(i) aceitar a existência de possibilidades múltiplas de investigação,

(ii) formular problemas e objectivos de pesquisa,

(iii) avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas,

(iv) identificar e selecionar fontes de informação adequadas,

(v) analisar criticamente ideias novas e complexas,

(vi) construir instrumentos válidos de recolha de dados e

(vii) preparar documentos científicos, tais como artigos, relatórios, dissertações e teses;

2. A aptidão para o trabalho integrado em equipas multidisciplinares;

3. O juízo crítico e a curiosidade inerentes a quem faz investigação de qualidade, assim como hábitos de aprendizagem ao longo da vida.


Informações

1 - Podem candidatar-se à matrícula e inscrição neste ciclo de estudos:

a) Os titulares do grau de mestre ou de um 2º ciclo de estudos na área da Fisioterapia ou em áreas das Ciências da Saúde, ou ainda titulares de habilitação legalmente equivalente;

b) Os titulares de grau de licenciado nas áreas mencionadas na alínea anterior detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão Científica do curso como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;

c) Os titulares de graus equivalentes aos referidos anteriormente por universidades estrangeiras, após avaliação curricular.

2 - Os candidatos devem ter obrigatoriamente um bom domínio, falado e escrito, das línguas portuguesa e inglesa.


Dados Gerais

Código Oficial: 5847
Diretor: José Alberto Duarte
Sigla: DF
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2012/2013
Duração: 6 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Fisioterapia (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Fisioterapia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2014-12-20 às 12:53:28